Ajudas diversas focam na saúde mental

Aqui você encontra várias iniciativas de profissionais voluntários para ajudar os atingidos pela emergência climática

Redação NBE

Redação NBE

22/05/2024
Ajudas diversas focam na saúde mental Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

Inúmeros profissionais e organizações se mobilizam para dar apoio psicológico aos atingidos pela emergência climática no Rio Grande do Sul.

Não é para menos. Especialistas indicam que, passado o pico dos eventos com a água baixando e as pessoas buscando a reconstituição de suas vidas, os cuidados com a saúde física e mental precisam ser acirrados para evitar possíveis problemas causados pelo estresse e pelo estresse pós-traumático.

Mas até para ajudar tem um jeito certo e há um esforço de compartilhar com profissionais e leigos a melhor forma de ajudar. Conheça algumas boas iniciativas:

Primeiros Cuidados Psicológicos

O Projeto TelePSI está disponibilizando materiais para dar suporte a pessoas envolvidas no apoio de adultos e crianças em situações de emergências e desastres.

O Projeto TelePSI é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O material Primeiros Cuidados Psicológicos e Uso de Álcool e Drogas contou com contribuições da Associação de Psiquiatria do RS e Sociedade Brasileira de Psicologia. O objetivo é fornecer assistência psicológica imediata às vítimas das enchentes ocorridas no estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024.

Os materiais foram concebidos para serem usado por pessoas leigas treinadas ou por qualquer profissional da saúde que atuem com adultos, crianças e adolescentes em situação de crise.

As orientações contam com capítulos especiais sobre como lidar com o Uso de Álcool e Drogas e como comunicar más notícias da melhor maneira.

As orientações são bastante práticas e de fácil entendimento. São úteis também para amigos e familiares que estiverem lidando com pessoas em situação de crise. Orienta, de forma simplificada sobre “o que fazer” e “o que não fazer”.

Orienta a melhor forma de abordagem e escuta, evitando frases clássicas como “é importante se sentir grato por estar vivo”, "tenho certeza que você vai superar isso tudo rapidamente", "você precisa ser forte", entre outras comumente proferidas no intuito de ajudar, mas que acabam tendo efeito contrário. Para cada uma destas e outras expressões, o material explica as razões do por que não usá-las e oferece alternativas mais seguras.

Teleconsultas gratuitas

A SBMFC e a Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade estão realizando atendimentos médicos e psicológicos gratuitos para toda a população afetada pelas cheias no Rio Grande do Sul. Acesse aqui

Médicos pela Vida

O site do MPV – Médicos pela Vida disponibiliza uma lista de médicos de todo o Brasil que se voluntariaram para atenderas vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul, por telemedicina. Saiba mais aqui.

Atendimentos presenciais de PICs

ENCHENTES RS - Voluntários para atendimentos de PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE (PICS)

Está sendo organizado um cadastro com profissionais com formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para atendimento de trabalhadores que estão atuando no enfrentamento das Enchentes-RS.

IMPORTANTE: os atendimentos são presenciais, em PORTO ALEGRE-RS e em Canoas-RS, das 8 às 19h. (serão organizadas escalas com turnos de 3 a 4 horas)

Inscreva-se aqui.

Veja também

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Programa adota famílias

Iniciativa convoca pessoas para se tornarem padrinhos de famílias atingidas pelas enchentes

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

De onde vem a solidariedade humana?

O primeiro passo para a solidariedade é a empatia, que permite tentar experimentar de forma objetiva e racional o que o outro sente

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Mobília para a reconstrução

O projeto Mobília do Bem é mais uma iniciativa de solidariedade para ajuda aos atingidos pelas inundações no RS

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail