Sedac dá início às Caravanas da Cultura

Equipes do Sistema Estadual de Cultura e do Departamento de Fomento percorrem regiões funcionais oferecendo capacitação

Redação NBE

Redação NBE

10/03/2024
Sedac dá início às Caravanas da Cultura Reprodução Facebook/Sedac

2 min de leitura

Com o objetivo de mobilizar os gestores e promover os mecanismos de financiamento da cultura no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da assessoria do Sistema Estadual de Cultura (SEC) e do Departamento de Fomento, vai percorrer o interior do Estado a partir da próxima semana.

Sobre as Caravanas da Cultura

Ao todo, as Caravanas da Cultura irão realizar onze encontros em diferentes municípios das nove regiões funcionais (RFs) do Rio Grande do Sul, entre os dias 13 e 27 de março.

São convidados a participar gestores, dirigentes de cultura, produtores, artistas, conselheiros municipais de cultura e sociedade civil em geral.

O conteúdo das capacitações inclui informações sobre o sistema Pró-Cultura, sobre o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), sobre a Lei Aldir Blanc e, especialmente, sobre o edital da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que destina R$ 30 milhões para ações culturais que tenham início previsto entre julho de 2024 e junho de 2025.

O edital seleciona projetos que serão autorizados a captar recursos de empresas, via abatimento de ICMS. As inscrições estão abertas até o dia 1º de abril.

As Caravanas da Cultura são iniciativas de interiorização e circulação da Secretaria da Cultura. Ao promover as capacitações, a assessoria do Sistema Estadual de Cultura atualiza, nas nove regiões funcionais, os assuntos que estão na agenda cultural do Rio Grande do Sul.

Caravanas da Cultura

Imagem da Sedac/RS

Com a iniciativa, a Sedac fortalece os sistemas estadual e municipais de cultura, e leva informação para subsidiar a atuação dos gestores do setor em todo o Estado.

As inscrições para os encontros podem ser feitas de acordo com a data e o município em que o interessado deseja participar. Confira a programação e os links de inscrição.

Em caso de dúvidas e para mais informações, entre em contato através do e-mail sistema-cultura@sedac.rs.gov.br

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Longa gaúcho conquista “Melhor Direção” em festival na Itália

Até que a Música Pare leva para as telas internacionais as paisagens da Serra Gaúcha e a cultura italiana local. Em setembro chegará aos circuitos de cinema no Brasil

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Gramado lança concurso de Booktubers

Com o slogan, “Livro na mão, câmera em ação”, o concurso quer estimular os jovens a conectar o ambiente digital ao da leitura

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Jogos de RPG Cultural criam universos para conhecer e divertir

Projeto gratuito é aberto ao público de todas as idades e será desenvolvido ao longo de cinco meses em Caxias do Sul

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail