Projeto propõe debates culturais a partir da obra de Artemisia Gentileschi

Série de palestras falam da obra da pintora de maior relevância do período Barroco italiano e de outras mulheres silenciadas na história

Redação NBE

Redação NBE

07/03/2024
Projeto propõe debates culturais a partir da obra de Artemisia Gentileschi Helio Alexandre

2 min de leitura

O projeto Artemisia Gentileschi - cultura em circulação prevê uma série de palestras em cidades gaúchas, de Santa Catarina e do Paraná e inicia com a temática sobre as faces da violência contra as mulheres através dos tempos. Todas as palestras são abertas ao público, com entrada franca.

O projeto é coordenado pela professora Cristine Tedesco, pesquisadora do tema, e inicia dia 8 de março, às 14h30min, no Instituto de Ensino Pesquisa em Psicoterapia (IEPP) campus de Bento Gonçalves.

Violências contra as mulheres no passado e na atualidade

Denominada “Violências contra as mulheres no passado e na atualidade”, a primeira palestra aborda as faces da violência contra as mulheres no passado e na atualidade – violência física, psicológica e patrimonial.

A ideia é também propor reflexões sobre as mudanças e permanências desses diversos tipos de violência na sociedade atual, com ênfase nas violências veladas, relacionamentos tóxicos e muitas vezes aceitos como “normalidade” na cultura Ocidental. Nesta e nas demais palestras, a mediação será feita pela curadora literária e mediadora de leitura Eunice Pigozzo.

A iniciativa surgiu a partir da vontade da historiadora Cristine Tedesco em democratizar os saberes transversais de sua pesquisa de doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Veneza, que culminou com a publicação do livro Artemisia Gentileschi: trajetória biográfica e representações do feminino, em 2020.

O livro é a primeira publicação em língua portuguesa que apresenta e analisa a biografia histórica e artística, da pintora de maior relevância do período Barroco italiano, Artemisia Gentileschi, além de outras mulheres artistas e intelectuais cujas trajetórias e obras foram silenciadas pela História da Arte. Uma nova versão em e-book será lançada no início de março.

Autorretrato de mulher segurando alaúde

Artemisia Gentileschi. Autorretrato como tocadora de alaúde. Museu de Sain Louis EUA

O projeto deverá circular também pelas cidades gaúchas de Caxias do Sul, Porto Alegre, Pelotas, Florianópolis e Curitiba sempre com a coordenação de Cristine Tedesco.

Sobre Cristi

Crsitine Tedesco lendo livros

Foto: Ana Clara Meneguzzi

Cristine Tedesco

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de estágio com bolsa Erasmus Plus de 12 meses na Università Ca' Foscari de Veneza (2016-2017). Ela também é Mestra em História pela Universidade Federal de Pelotas e licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2006-2011).

Seus estudos abordam o protagonismo feminino nas artes no período entre os séculos XVI e XVII, na península italiana. Investiga e analisa, em especial, a vida e a obra da pintora Artemisia Gentileschi (1593-1654).

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Longa gaúcho conquista “Melhor Direção” em festival na Itália

Até que a Música Pare leva para as telas internacionais as paisagens da Serra Gaúcha e a cultura italiana local. Em setembro chegará aos circuitos de cinema no Brasil

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Gramado lança concurso de Booktubers

Com o slogan, “Livro na mão, câmera em ação”, o concurso quer estimular os jovens a conectar o ambiente digital ao da leitura

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Jogos de RPG Cultural criam universos para conhecer e divertir

Projeto gratuito é aberto ao público de todas as idades e será desenvolvido ao longo de cinco meses em Caxias do Sul

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail