Projeto caxiense ajuda bibliotecas atingidas pelas enchentes

Bibliotecas escolares e comunitárias de várias cidades gaúchas vão receber doações de 1000 livros infantis

Redação NBE

Redação NBE

13/02/2025
Projeto caxiense ajuda bibliotecas atingidas pelas enchentes Reprodução

2 min de leitura

O Dia Internacional da Doação de Livros é comemorado anualmente em 14 de fevereiro, dia em que cidadãos do mundo inteiro se mobilizam para incentivar o hábito da leitura.

O projeto Livro que te Quero ao Vivo - Recupera RS aproveita a data para iniciar o preparo dos kits com um total de 1000 livros que serão doados para 100 bibliotecas escolares e comunitárias gaúchas atingidas pelas enchentes de maio/2024.

Sobre a iniciativa

Serão 100 kits com 10 livros cada, de escritoras e escritor caxienses voltados para o público infantil.

“Esta iniciativa não só visa recuperar os livros perdidos, mas também dar visibilidade a autores e editoras independentes de Caxias do Sul, como Vivi Costa, Helô Bacichette, Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, dando a oportunidade de ampliar seus leitores para outras regiões do estado”, destaca a produtora cultural Luana Folchini.

Conforme a produtora cultural, este esforço não só recupera acervos perdidos, mas também fortalece a cena literária local e cria novas oportunidades para futuras iniciativas culturais. A inclusão de autoras e editoras mulheres e a oferta de livros audiodescritos demonstram o compromisso com a inclusão e a igualdade de gênero.

O projeto também inclui atividades literárias e a interação com a contadora de histórias da Biblioteca, Lucília Minssen, na Casa de Cultura Mário Quintana.

O acervo de livros para doação contempla a coleção literária “PRIMUM – O primeiro livro do mundo”, da escritora Vivi Costa; o “Lova” dos escritores Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso e “Cara Caracol” da escritora Helô Bacichette.

Além de Caxias do Sul, serão beneficiadas com as doações escolas nas cidades de Cachoeirinha, Canoas, Cruzeiro do Sul, Esteio, Estrela, Montenegro, Muçum, Porto Alegre, Santa Tereza, Sapucaia do Sul e Viamão.

O projeto é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc, a produção e de LFC Cultural. Uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura do Governo Federal - Brasil: União e Reconstrução.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Mostra reúne joalheria e artesanato Mbyá Guarani

Diálogo inédito entre joalheria, escultura e o artesanato Mbyá Guarani reúne 33 obras apresentadas no Parque Farroupilha, em Porto Alegre

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Oficina de Produção Cultural abre inscrições para Bento Gonçalves e região

Projeto visa disseminar informações sobre leis de incentivo cultural

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Exposição homenageia obra de escultora caxiense

Corpo e Matéria na Obra de Dilva Conte mostra parte do acervo, que inclui esculturas como a Beatrice, instalada em tamanho real na Praça Dante Alighieri

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail