Obra dos Irmãos Bertussi é Patrimônio Cultural Imaterial

Músicos são considerados ícones da música tradicionalista gaúcha e referências importantes para a cultura do Rio Grande do Sul

Redação NBE

Redação NBE

14/03/2024
Obra dos Irmãos Bertussi é Patrimônio Cultural Imaterial Reprodução

1 min de leitura

O conjunto da obra musical dos Irmãos Bertussi acaba de ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Caxias do Sul.

A entrega dos certificados aconteceu no show comemorativo que encerrou as celebrações do centenário de Honeyde Bertussi realizado em Caxias do Sul no dia 13 de março de 2024.

Sobre os Irmãos Bertussi

Adelar e Honeyde Bertussi nasceram em São Jorge da Mulada, localidade de Criúva, distrito do município de Caxias do Sul. A dupla foi pioneira na valorização e difusão da música regionalista gaúcha e influenciou milhares de músicos. São considerados ícones da música tradicionalista gaúcha e referências importantes para a cultura do Rio Grande do Sul.

Os irmãos Bertussi iniciaram a carreira na década de 1950 e, ao longo dos anos, conquistaram o público com suas composições e interpretações únicas de músicas que retratam a vida no campo, as tradições gaúchas, o amor à terra e às raízes do povo gaúcho.

Card com fotos de Honeyde Bertussi e bandeira do Rio Grande do Sul

O Show Histórico “Centenário Honeyde Bertussi reuniu grandes nomes da música tradicionalista gaúcha como Gildinho, Edson Dutra, Renato Borghetti, César Oliveira e Rogério Melo, Fernando Montenegro e Porquinha, Chiquito, Marines Siqueira, Paulo e Gilney Bertussi, entre outros.

Contou ainda com apresentação do Quarteto de Jazz, da Orquestra Municipal de Sopros, com a participação do acordeonista Rafael De Boni e do Grupo de Danças Folclórica Os Gaudérios.

O evento marcou o encerramento das celebrações do centenário de Honeyde Bertussi.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Longa gaúcho conquista “Melhor Direção” em festival na Itália

Até que a Música Pare leva para as telas internacionais as paisagens da Serra Gaúcha e a cultura italiana local. Em setembro chegará aos circuitos de cinema no Brasil

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Gramado lança concurso de Booktubers

Com o slogan, “Livro na mão, câmera em ação”, o concurso quer estimular os jovens a conectar o ambiente digital ao da leitura

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Jogos de RPG Cultural criam universos para conhecer e divertir

Projeto gratuito é aberto ao público de todas as idades e será desenvolvido ao longo de cinco meses em Caxias do Sul

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail