Nossa Música Entre Causos e Gaitas tem nova temporada

Projeto que reúne os acordeonistas Gilney Bertussi e Rafael De Boni promove palestras e oficinas em escolas, Apae e Apadev de Caxias

Redação NBE

Redação NBE

05/08/2025
Nossa Música Entre Causos e Gaitas tem nova temporada Valquiria Santos

2 min de leitura

O projeto Nossa Música Entre Causos e Gaitas começa o segundo semestre chegando a novas escolas e preparando dois encontros bem especiais, na Apae e Apadev de Caxias do Sul, além de circulação por Lajeado e Estrela.

A nova circulação, feita com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), começa nesta terça-feira (05 de agosto) à tarde na Escola Municipal Tancredo Neves e quarta-feira (06) pela manhã na Escola Municipal Érico Cavinato. Já no dia 14 pela manhã a atividade será na Escola Municipal São Vitor. Os encontros reúnem os acordeonistas Gilney Bertussi e Rafael De Boni para palestras musicadas e oficinas de música que mostram aos estudantes o ritmo do bugio, que é referência na música serrana feita pelos Irmãos Bertussi.

As atividades nas escolas começam com uma palestra com histórias e músicas da família Bertussi tendo no palco o herdeiro dessa tradição, Gilney Bertussi, filho de Adelar e neto de Fioravante Bertussi. Ele e Rafael De Boni dividem a apresentação, tocando, contando causos, buscando a interação com os estudantes.

Depois, Rafael De Boni coordena uma oficina de música movida pela sonoridade do bugio na qual os alunos experimentam tocar diferentes instrumentos e aprendem mais sobre produção musical. Para fechar a atividade, em cada escola será feita uma gravação para a música “O Casamento da Doralice”, primeiro bugio gravado pelos Irmãos Bertussi, em 1956.

Sobre o projeto

O projeto Nossa Música Entre Causos e Gaitas busca levar ao ambiente escolar novas informações culturais, com atividades artísticas e didáticas que apresentam às novas gerações contextos históricos sobre a música feita na Serra Gaúcha e os nomes importantes dessa trajetória. Também se insere nas políticas de acessibilidade, contando com intérprete de libras, além de autodescrição dos artistas e descrição do cenário.

Vale lembrar que, no próximo dia 12 de agosto, o bugio deve ser anunciado oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul, dando ainda mais relevância ao Nossa Música Entre Causos e Gaitas, que já chegou a mais de três mil estudantes caxienses.

Depois destas duas primeiras escolas, o projeto vai para mais um estabelecimento de ensino, além da Apae e Apadev caxienses. E ainda tem na agenda uma circulação pelas cidades de Lajeado e Estrela.

O projeto é produzido pela De Boni Produções e Benov Produções – Política Nacional Aldir Blanc – Financiamento Secretaria de Cultura do RS – Sedac Rs – Procultura RS.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

O gado franqueiro do Rio Grande do Sul – Cartografia Afetiva

Lançamento do fotolivro traz aos leitores memórias e saberes relacionados a esta raça tradicional no RS

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Brilha Caxias 2025 tem mais de 40 atrações

Programação natalina reúne mais de um mês de atrações culturais para todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novembro negro tem programação especial

A celebração do Dia da Consciência Negra iniciou no RS e desde 2023 foi declarada feriado nacional em 20 de novembro

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail