Nós para transformar
Projeto cultural ensina macramê para jovens em vulnerabilidade social

3 min de leitura
No próximo dia 10 de setembro, o projeto Metamorfose de Nós vai ministrar oficina de macramê para os alunos da escola especial Helen Keller de Caxias do Sul.
No “staff” da artista têxtil Manuela Rosa estarão três monitores, entre eles, a menina surda Anna Clara dos Santos, de 11 anos, Victor Hugo da Silva dos Santos, de 13 anos , e Emanuelly Nascimento da Silva, de 14 anos. Todos alunos das oficinas semanais de macramê de Manuela Rosa, na Casa Anjos Voluntários.
“Este ano através do projeto Metamorfose de Nós pudemos contar com uma intérprete de Libras, o que resultou em avanços significativos na comunicação e aprendizado da aluna surda e acabou disseminando o gosto pelas libras nos demais participantes. Agora, a própria Anna vai ensinar junto comigo os colegas e estudantes surdos na sua escola”, conta Manuela Rosa.
O caso explicita bem os principais objetivos do projeto: a inclusão social e a preservação cultural da arte milenar do macramê. Em 2025, o Metarmofose de Nós está proporcionando oficinas semanais de até 3 horas para jovens de 6 a 16 anos da Casa Anjos Voluntários, ao longo de 10 meses.
Foto: Liliane Giordano
Através do projeto foi possível dar continuidade às oficinas iniciadas em 2022 por Manuela Rosa de forma voluntária. “O macramê desenvolve foco, coordenação, paciência e a persistência. Promove a autoconfiança, criatividade, sensibilidade e senso crítico. Com as oficinas também estimulamos o empreendedorismo e a socialização”, pontua Manuela, realizadora do projeto.
O projeto Metamorfose de Nós foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – PNAB Nº 2024/230. A produção cultural é de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural.
Foto: Manuela Rosa
Sobre a artista
Após mais de 10 anos de experiência em arquitetura, Manuela Rosa decidiu, durante a pandemia, aplicar seu conhecimento e foco em um ateliê de arte. Ali encontrou uma nova forma de criar, ensinar e se conectar com as pessoas. Com fios, ela constrói identidade, bem estar e memória nos espaços. As peças autorais são criadas com tempo, cuidado e afeto — valorizando a arte feita à mão e o poder das conexões humanas.
Atualmente, lidera um ateliê dividido em duas marcas: Manuela Rosa - Design Têxtil, especializada em peças para alta decoração, e OrnaPET - Acessórios Artesanais, uma linha de acessórios para pets vendida exclusivamente no atacado para todo o país.
Desde 2022, Manuela ministra oficinas semanais de macramê na Casa Anjos Voluntários, com foco em crianças e adolescentes no contraturno escolar. Em 2024, palestrou em evento do Grupo Teia, da Microempa, e ministrou oficina de macramê para mulheres imigrantes em Bento Gonçalves, a convite do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves.
A busca por ensinar nasceu do propósito de preservar essa arte milenar, pouco conhecida hoje. Manuela acredita que compartilhar esse saber perpetua a técnica, fortalecendo a cultura artesanal e inspirando novas gerações.
Em 2025, com aprovação nos editais Financiarte 2024 e Lei Aldir Blanc, Manuela Rosa lidera dois projetos culturais que ampliam o acesso à arte do macramê para jovens da comunidade. As iniciativas promovem a socialização, o desenvolvimento de habilidades manuais e o fortalecimento do ensino artesanal, valorizando a criatividade e o potencial individual de cada participante em um ambiente acolhedor e inspirador.
Sobre a Casa Anjos Voluntários
A Casa Anjos Voluntários oferece Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para jovens em vulnerabilidade e risco social. Atende 220 usuários, atingindo 950 famílias de 28 bairros do município de Caxias do Sul.
No contraturno escolar, os usuários participam de atividades com temas transversais e diversas oficinas que ampliam o universo artístico e informacional para os atendidos e seus familiares.