Jogos de RPG Cultural criam universos para conhecer e divertir

Projeto gratuito é aberto ao público de todas as idades e será desenvolvido ao longo de cinco meses em Caxias do Sul

Redação NBE

Redação NBE

01/04/2024
Jogos de RPG Cultural criam universos para conhecer e divertir Roberson Cassol

3 min de leitura

Ainda pouco conhecidos no Brasil, os jogos de RPG são uma modalidade cultural com reconhecimento internacional por seus aspectos lúdicos, versáteis e recreativos.

O jogo em si promove a interdisciplinaridade de diversas formas de cultura: literatura, educação, escrita, língua culta, teatro e cinema, além de exercitar a cognição, o raciocínio lógico e o planejamento de equipe.

O projeto RPG Cultural será desenvolvido em 15 etapas ao longo de cinco meses, de abril a agosto, no Bloco M (UCS Teatro), sala 209, sempre aos sábados das 14 às 19h.

Podem participar pessoas de todas as idades (desde que alfabetizadas) com ou sem experiência no jogo. A participação é gratuita e por ordem de chegada.

Os temas (cenários) a serem desenvolvidos neste projeto são: fantasia medieval, folclore brasileiro, terror gótico e cyberpunk, entre outros cenários.

Pessoas reunidas jogando RPG

Sobre o RPG

Os jogos de RPG (em livre tradução: jogo de interpretação de papéis) surgiram nos anos 70 como uma modalidade de atividade cultural e intelectual, que se propõem à construção de cenários dinâmicos, a partir de ambientes e personagens reais ou fictícios.

É um jogo de construção coletiva, em que o jogador utiliza seus conhecimentos de cultura geral para movimentar e dar encaminhamento às ações “vivas” no desenvolvimento da história em construção.

Como é uma atividade colaborativa, saber trabalhar em grupo ou estar apto a aprender a dinâmica, é fundamental. No RPG não há vencedores e nem perdedores, todos estão juntos por uma causa comum.
Experiências de RPG já foram desenvolvidas em Feiras do Livro de Caxias do Sul com excelente receptividade de público e centenas de participantes.

“A partir de um cenário proposto, o jogo vai criando um universo paralelo no qual os participantes têm que encarar um personagem com seus problemas, desafios, objetivos e planejamentos, pessoais ou coletivos. Os mestres do RPG são experientes e os responsáveis pela coordenação, a fim de que o jogo tenha um bom desenvolvimento e seja divertido”, explica Roberson Cassol Antunes, idealizador do projeto e mestre de RPG.

“É uma ferramenta lúdica aplicável ao contexto cultural e pedagógico. Os benefícios do RPG na dinâmica cultural e pedagógica são reconhecidos em vários artigos científicos e a ferramenta já foi incorporada por universidades da Austrália e Estados Unidos”, pontua.

Entre os benefícios, segundo ele, estão: aumento do raciocínio lógico, imaginação, criatividade, trabalho em equipe, aperfeiçoamento da oratória, incentivo à leitura, à escrita e à pesquisa e o contato com diferentes culturas do Brasil e de outros países.

Pessoas reunidas jogando RPG

Roberson Cassol participa de criação e desenvolvimento de RPGs há 30 anos e desde 2019 se dedica também à difusão do RPG de mesa aplicado à educação e cultura. Confira o Instagram e Facebook. Ele também será o palestrante nas edições do evento em abril sobre a História e a origem do RPG. A cada mês uma nova palestra será ministrada com temática de interesse.

A iniciativa do RPG Cultural conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, Imobiliária Bento Alves, Guinchos Vanin e parceria cultural da UCS e Livraria Santos.

Serviço

Datas:

Abril - dias 06, 13 e 27

Maio - dias 11, 18 e 25

Junho - dias 08, 15 e 22

Julho - dias 06, 13 e 20

Agosto - dias 10, 17 e 24

Horário: das 14h às 19h

Local: Bloco M – sala 209 – UCS Teatro - Caxias do Sul

Participação aberta (desde que alfabetizados), gratuita e por ordem de chegada. Informações pelo fone/whats (54) 98117-1719

Financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, Imobiliária Bento Alves, Guinchos Vanin e parceria cultural da UCS e Livraria Santos.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Longa gaúcho conquista “Melhor Direção” em festival na Itália

Até que a Música Pare leva para as telas internacionais as paisagens da Serra Gaúcha e a cultura italiana local. Em setembro chegará aos circuitos de cinema no Brasil

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Gramado lança concurso de Booktubers

Com o slogan, “Livro na mão, câmera em ação”, o concurso quer estimular os jovens a conectar o ambiente digital ao da leitura

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Obra dos Irmãos Bertussi é Patrimônio Cultural Imaterial

Músicos são considerados ícones da música tradicionalista gaúcha e referências importantes para a cultura do Rio Grande do Sul

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail