Grupo leva artesanato raiz para a Festa da Uva
Imigrantes Della Montagna mantém viva a cultura de artesanato raiz através de oficinas e de produção de peças
Rayza Ataíde 1 min de leitura
O grupo Imigrantes Della Montagna tem o objetivo de difundir as formas tradicionais de artesanato das diversas etnias da região, que correm o risco de extinção. Em oficinas ministradas através de projetos culturais, as integrantes do grupo ensinam de forma gratuita técnicas como Macramé, Crochê, Vagonite, Hardanger, Bordado em Ponto Cruz, Frivolité, Fuxicos, Nhandoti, entre outras.
Na Festa da Uva 2026, o Grupo Imigrantes Della Montagna estará presente no Espaço da Economia Solidária, no Pavilhão 2, comercializando artigos tradicionais como cestas e chapéus de palha de trigo, toalhas com bordados, pinturas e macramé, entre outros materiais produzidos pelas artesãs e por alunas participantes dos projetos.

Sobre o Imigrantes Della Montagna
Desde 2013 o grupo se reunia informalmente para trocar informações e praticar artesanato raiz. A partir de 2016 as integrantes decidiram compartilhar com mais pessoas da comunidade para difundir conhecimentos.
As oficinas incluem técnicas tradicionais que fizeram parte da imigração e hoje estão sendo esquecidas, pouco praticadas e/ou em risco de extinção pela falta de sua transmissão.
Desde então mais de duas mil pessoas participaram das oficinas ministradas por profissionais aposentadas e professoras de artesanato que se empenham no resgate do Folclore e Cultura de Caxias do Sul, através do ensino de artesanato de diferentes etnias, com destaque para a imigração italiana na região.

Os cursos ministrados pelo grupo Imigrantes Della Montagna são profissionalizantes e habilitam os participantes a bons retornos econômicos, com ganhos em saúde social e perspectiva de criar novos produtos e expandir relações.
Mais informações com Genessy Bertolini – (54) 99166.0839



