Exposição conta história e legado do Moinho da Cascata

Experiência cultural une arte, história e educação no projeto “Moinho da Cascata, Passado e Presente”

Redação NBE

Redação NBE

19/08/2025
Exposição conta história e legado do Moinho da Cascata Giovani Boff

4 min de leitura

A partir do dia 23 de agosto (sábado), o Moinho da Cascata, um dos patrimônios históricos mais antigos e emblemáticos de Caxias do Sul, terá sua história e legado retratados em exposição. O projeto “Moinho da Cascata, Passado e Presente” será gratuito e aberto à comunidade.

Idealizada pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis, que ocupa o espaço desde 2014, a iniciativa conta com recursos da Lei Paulo Gustavo e se estenderá ao longo dos meses de agosto – coincidindo com a celebração do Dia e Mês do Patrimônio Cultural Brasileiro – e setembro, com visitações guiadas sempre aos sábados à tarde (com interpretação em libras).

Sobre a exposição

As visitas guiadas terão mediação artística do Grupo Ueba e durante o roteiro o público conhecerá mais sobre a história do Moinho, que começou com Aristides Germani, em 1891, e foi a primeira edificação a gerar eletricidade e ter linha telefônica na cidade.

Foto em preto e branco de edificação

Em 2002, o prédio inserido em meio à natureza urbana foi tombado como patrimônio histórico municipal a pedido da família Tondo, e desde 2014 é gerido pelo Grupo Ueba, que transformou o espaço em centro cultural.

A exposição também conta com 10 painéis em formato de tótens instalados no pátio do Moinho contendo imagens, gráficos, mapas e documentos importantes para apresentar o conteúdo aos visitantes de maneira autoguiada, além de um videodocumentário com cerca de 30 minutos de duração, espaços com audiodescrição e recursos de acessibilidade.

A exposição fará menção ao conteúdo completo disponível na página virtual, criada para servir de fonte de consulta online permanente. Além das visitas guiadas nos sábados à tarde, aos domingos o espaço segue aberto para visitações autoguiadas e exibição do videodocumentário às 16h.

A pesquisa que fundamenta o projeto

O projeto resgata a história do Moinho em uma ampla pesquisa realizada em três eixos:

Histórico

Aprofunda a história do Moinho da Cascata, que abrangeu desde a moagem de trigo até a geração de energia elétrica. A pesquisa tem início com a chegada de Aristides Germani a Caxias do Sul, em 1885. Ele adquiriu a cascata em 1891. O local funcionou como moinho industrial de trigo até a década de 50, quando foi desativado. A partir de 2014 passa ser a sede de trabalho do Grupo Ueba Produtos Notáveis e assim passa a receber atividades culturais. A pesquisa histórica é conduzida pelo Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul (UCS), através do professor Anthony Beux Tessari.

Arquitetônico

Faz uma imersão nas principais características da edificação do Moinho da Cascata, que tem seu valor reconhecido através do tombamento como patrimônio histórico de Caxias do Sul. O prédio tem cerca de mil metros quadrados e é composto por três pisos, onde predominam a alvenaria em tijolos, pedra basalto e assoalho em madeira. A pesquisa arquitetônica é conduzida pela arquiteta especializada em patrimônio Taísa Festugato, da Vazquez Arquitetura.

Ambiental

A edificação leva no nome a cascata que margeia a construção com cerca de 36 metros de queda d’água e está localizada em um terreno de 17 mil metros quadrados, boa parte em natureza composta por diferentes tipos de árvores e com vasta fauna, em uma geografia em declive que permite grande fluxo para o Arroio Tega. A pesquisa ambiental é conduzida pelo Instituto de Saneamento Ambiental da UCS (ISAM/UCS), através do diretor doutor Juliano R. Gimenez.

Os fundadores do Grupo Ueba, Aline Zilli e Jonas Piccoli, destacam que a iniciativa desempenha um papel central na promoção da cultura, da sustentabilidade e da inclusão em um importante patrimônio de Caxias do Sul, integrando cultura, meio ambiente, educação patrimonial e turismo em um projeto transversal que busca despertar o interesse da comunidade com a sua história e patrimônio.

Pessoas sentadas em frente a pequeno palco com apresentação teatral no Moinho da Cascata

Serviço

O quê: Projeto “Moinho da Cascata, Passado e Presente”

Programação das visitas guiadas ao público:

  • Sábados: 23 e 30 de agosto, 13, 20 e 27 de setembro, sempre às 15h e 16h
  • Aos domingos o espaço segue aberto para visitações autoguiadas e exibição do videodocumentário às 16h

Local: Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul)

Entrada: Gratuita

Realização: Grupo Ueba Produtos Notáveis e Centro Cultural Moinho da Cascata

Recursos: Lei Complementar nº 195/2022 através do Edital da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul - SEDAC/LPG nº 11/2023 – Pesquisa, Registro e Memória e do Ministério da Cultura do Governo Federal

Mais informações: site e redes sociais @grupoueba e @moinhodacascata

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

1º Festival LABmais acontece em Caxias do Sul

Evento nacional gratuito reúne mais de 300 jovens e promove oficinas, atividades artísticas, mostra de curtas, feira e shows abertos ao público

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Nossa Música Entre Causos e Gaitas tem nova temporada

Projeto que reúne os acordeonistas Gilney Bertussi e Rafael De Boni promove palestras e oficinas em escolas, Apae e Apadev de Caxias

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Projeto Soul Duetos entra em circuito pela Serra Gaúcha

Quinta edição vai percorrer Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis e Vila Flores

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail