Aldeia Sesc espalha Brasilidades pelo RS

Arte, cultura e diversidade são as marcas da Aldeia Sesc em 2023

Redação NBE

Redação NBE

13/11/2023
Aldeia Sesc espalha Brasilidades pelo RS Mayara Saldanha/Divulgação

2 min de leitura

A edição 2023 da Aldeia Sesc de Caxias do Sul encerrou no domingo, 12 de novembro encantando o público com a brasilidade e a combinação harmônica de atrações tão diversas como unir uma banda marcial com vocalistas de música sertaneja.

O vento e a chuva resolveram marcar presença e obrigaram a suspensão de algumas atrações no sábado, como a esperada apresentação do grupo teatral Ói Nóis Aqui Traveiz que, afinal, não pode ser realizada em função do clima. Mas nada que tirasse o brilho conjunto do Festival Cultural que reuniu milhares de pessoas em torno das mais de 100 atrações gratuitas na edição deste ano.

Agora, Novo Hamburgo se prepara para receber o Festival cultural Aldeia Sesc entre os dias 16 e 19 de novembro. Atrações gratuitas contemplam show de Tati Portella, tributo a Tim Maia e o espetáculo musical “A Sbørnia Kontra`Atracka”

A programação inclui teatro, música, artes visuais e contação de histórias. A agenda acontece, principalmente, na Praça do Imigrante, mas também há atividades previstas em escolas, na Casa das Artes, na Praça da Juventude e no Sesc Novo Hamburgo. A temática do projeto em 2023 é “Brasilidades” e teve a identidade visual criada pelo caxiense Rafael Lunardon, com inspirações em cores tropicais, vegetação, aves, chimarrão e texturas.

Músicos em palco

Atrações

Nacionalmente conhecida pela trajetória de 17 anos junto à banda Chimarruts, a potência vocal de Tati Portella é um dos destaques da edição. A artista apresentará sucessos da carreira logo no primeiro dia do festival, 16, com show na Praça do Imigrante às 19h30. Na sequência, a comunidade poderá prestigiar a apresentação da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.

Dentre os destaques da sexta-feira, dia 17, está o espetáculo de dança “Cotidiano Urbano”, trabalho do grupo Restinga Crew que venceu o Prêmio Açorianos de Dança em 2022 e traduz uma realidade de vulnerabilidade social e arte de rua embalada pelo hip hop. A atração tem início às 17h, na Praça do Imigrante, e, mais cedo, às 12h, os artistas realizam uma oficina de hip hop na Escola Martha Wartenberg. Às 20h, na sexta, a Praça também recebe o show “Ialodê”, com Loma, Nina Fola, Marietti Fialho e Glau Barros, quatro das principais vozes da música negra do Rio Grande do Sul, em uma apresentação embalada por samba, reggae e maçambique.

Já no sábado, dia 18, no mesmo local, a principal atração é o espetáculo teatral musical “A Sbørnia Kontra`Atracka” às 20h. Hique Gomez e Simone Rasslan estrelam a continuação do clássico do teatro gaúcho “Tangos e Tragédias” que revisita o universo da Sbørnia, país fictício que há décadas encanta e diverte o público com canções, causos e muita comédia.

A programação da 4ª Aldeia Sesc Novo Hamburgo encerra no domingo (19), com um show tributo a Tim Maia repleto de clássicos deste que é um dos principais nomes da música brasileira.

Veja a programação completa.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Escritora lança podcast com histórias de alunos

Vivi Costa já impactou mais de 100 mil estudantes com as histórias do reino de Castrum

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Mostra incentiva cinema independente

Inscrições para a 7ª Mostra Sesc de Cinema seguem até o dia 22 de julho. Prêmios chegam a R$ 280 mil em licenciamentos

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Iniciativas focam na retomada da cultura no RS

Sesc/RS promove diversas iniciativas de incentivo para o setor cultural e de solidariedade aos artistas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail