UFSM oferece cursos de especialização em Mudanças Climáticas e Práticas Integrativas
Cursos de pós-graduação são gratuitos e em formato EaD

2 min de leitura
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está com as inscrições abertas para os cursos gratuitos de pós-graduação Lato Sensu em Mudanças Climáticas e Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado em Saúde. Ambos serão ministrados na modalidade EaD (ensino à distância), juntamente com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Capes.
Mudanças Climáticas
O curso de especialização em Mudanças Climáticas tem como objetivo capacitar e atualizar profissionais multidisciplinares com o conhecimento, as habilidades e as atitudes necessárias para atuarem como agentes de mudança e, desta forma, compreender os desafios e as oportunidades no enfrentamento das mudanças climáticas.
A UFSM tornou-se a primeira instituição brasileira a oferecer a especialização, tendo em vista as perceptíveis alterações causadas pelas mudanças climáticas, sobretudo no Rio Grande do Sul. Eventos climáticos extremos já causam prejuízos anuais de pelo menos R$13 bilhões, segundo o Banco Mundial.
Em contrapartida, o relatório sobre Clima e Desenvolvimento para o País, preparado também pelo Banco Mundial, mostra que o Brasil pode expandir sua economia e mitigar a mudança climática com investimentos relativamente modestos em agricultura, combate ao desmatamento, energia, cidades e sistemas de transporte. Assim, a especialização ganha uma relevância ainda maior diante do cenário atual.
O público-alvo são docentes da educação básica e superior, profissionais da Defesa Civil, gestores de organizações públicas, meteorologistas, engenheiros, profissionais das Ciências Agrárias, das Ciências Sociais Aplicadas, das Ciências Biológicas e das Ciências da Saúde que atuam no setor público ou privado. O curso tem carga horária de 360 horas, com duração de 18 meses.
Serão ofertadas 150 vagas em diferentes polos da UAB/UFSM, e as inscrições estarão abertas até o dia 25 de agosto. Mais informações aqui e na página do curso.
Práticas Integrativas e Complementares
O curso tem como objetivo habilitar profissionais das diferentes áreas do conhecimento para a realização das Práticas Integrativas e Complementares de Cuidado à Saúde, ampliando e desenvolvendo habilidades teórico-práticas para potencializar as ações de intervenção à saúde nos serviços.
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, além de complementar tratamentos convencionais. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 29 procedimentos de PICS de forma gratuita e integral.
O curso tem como público alvo diplomados em curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício das Práticas Integrativas e Complementares, no âmbito da saúde pública. A carga horária é de 375 horas, com duração de 18 meses.
Serão ofertadas 150 vagas em diferentes polos da UAB/UFSM, e as inscrições estarão abertas até o dia 25 de agosto. Mais informações aqui e na página do curso.