Incluir é libertar o outro e a nós mesmos

Terapeuta orienta para honrar todos os personagens da sua história

Redação NBE

Redação NBE

06/07/2023
Incluir é libertar o outro e a nós mesmos AdobeStock NBE

2 min de leitura

Andréia Gelaim*

Como assim, devo "honrar" meus relacionamentos do passado?

Pois é ...

E te digo mais, não existe "ex-marido, ex-esposa, ex-namorado ou ex-namorada" na leitura sistêmica, todos pertencem!

Me explica isso?

Agora ficou cabuloso. Então vamos por partes...

Bert Hellinger¹nos ensina que o pertencimento é uma ordem para as relações. Portanto, se eu excluo alguém da minha história, eu bloqueio a dinâmica dos relacionamentos.

Honrar significa reconhecer que ocupa um lugar, independente de qualquer coisa. Eu honro a minha história, tal como foi. Sem julgamentos. E ao honrar a minha história, reconheço cada personagem que a compôs, junto comigo.

Essa aceitação, me traz alívio, conforto e me liberta para seguir e recomeçar outras histórias, que se juntarão a primeira, para integrar a totalidade da minha existência.

As exclusões, causam emaranhamentos e nos prendem ao passado, nos amarram a fatos, mágoas, traições, promessas... Que já se foram, mas que reverberam em nós, porque não foram aceitos e reconhecidos.

Incluir é libertar, o outro e a nós mesmos. Da mesma forma é preciso receber os novos relacionamentos, com as suas histórias passadas.

Reconhecer que antes existiu alguém

Por mais "estranho" que pareça. Eu preciso reconhecer que antes de mim existiu alguém. Que por ordem de precedência (hierarquia) é maior do que eu. E ainda, me possibilitou viver a minha história.

Como assim??? É, minha gente! A "ex", ou o "ex" dos nossos atuais parceiros, viabilizaram o acesso deles até nós. Então, sejamos gratos, porque é possível que alguém sofreu para que hoje estejamos felizes.

Isso faz sentido pra você? Talvez ainda não.

Mas convido você a refletir e a experimentar fazer um exercício sistêmico: concentre-se, feche os olhos. Peça para sua “Ancestralidade” auxílio nesse momento. Olhe para sua história, e perceba quem está sendo excluído? Traga essa pessoa até sua frente. Olhe dentro dos olhos dela e diga: "Eu incluo você. Eu não te julgo. Eu aceito tudo como foi e agradeço a história que vivemos. Eu te liberto, agora."

Você vai sentir um alívio no coração e é muito provável que as lembranças já não tragam mais dor e ressentimento.

*Andréia Gelaim - Terapeuta Sistêmica (54) 981306265

¹ Bert Hellinger é o fundador da Constelação Familiar (Familienstellen). Ele descobriu as ordens básicas da vida, que chamou de "Ordens do Amor e formam a base da Constelação Familiar.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Revelações numerológicas da Primavera

Estamos na estação das revelações, onde realizamos podas para florescer — uma metáfora de jardinagem aplicada à vida espiritual e emocional

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Leitura de cartas online

Terapeuta holística, taróloga e oraculista propõe novas experiências no ambiente virtual

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Nosso tempo de vida

Em que gastas o milagre de haver nascido?

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail