Livro “Registro da Cor” será lançado em Bento Gonçalves
Publicação reúne pesquisa do historiador Lucas de Anhaia sobre memórias e relatos da presença negra no município

No próximo dia 07 de junho, às 16h, na Sociedade 20 de Novembro, em Bento Gonçalves, será lançado o livro “Registro da Cor”.
Sobre o livro
A obra assinada pelo historiador Lucas de Anhaia é o resultado de pesquisas e relatos de pessoas negras que viveram e vivem em Bento Gonçalves. O projeto é feito com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.
Assim, “Registro da Cor” é resultado de um amplo trabalho de entrevistas com famílias e pessoas negras, aliado a uma significativa pesquisa documental no Museu do Imigrante e à leitura de obras já publicadas. Por meio de relatos orais, imagens e documentos, a publicação valoriza a oralidade como fonte histórica legítima e convida à escuta sensível de experiências que, por muito tempo, foram silenciadas ou invisibilizadas.
O evento de lançamento será um momento de celebração, encontro e reconhecimento, aberto a toda a comunidade, com destaque para os protagonistas dessa história, as pessoas que generosamente compartilharam suas vivências para a construção da obra. Durante o lançamento serão realizadas diversas atividades culturais, dentre atrações musicais como o DJ Daniel de Almeida e a exposição “Retalhos da Diversidade”, de Lucas Anhaia.
O historiador Lucas de Anhaia fala da importância e o ineditismo da publicação:
“Esse livro é inédito por reunir, pela primeira vez, documentos, imagens e memórias orais das populações negras de Bento Gonçalves, rompendo com a invisibilidade histórica da região. Ao desconstruir o mito da imigração italiana como epopeia isolada, revela que os colonos contaram com políticas públicas de acesso à terra, negadas às populações negras e indígenas. A obra ajuda a entender o apagamento histórico do negro na Serra Gaúcha e amplia a compreensão sobre o que é ser negro no Brasil, articulando essa reflexão às histórias indígenas e às estruturas de exclusão que moldaram o país”, descreve.
Serviço
O que: Lançamento do livro “Registro da Cor”
Quando: dia 07 de junho, às 16h
Onde: Sociedade 20 de Novembro (Rua Carlos Turconi, 11, Borgo, Bento Gonçalves)
Quanto: Entrada gratuita. O livro será vendido a R$ 40