Livro inédito da astróloga Emma de Mascheville é lançado na Feira do Livro de Porto Alegre
Lançamento será dia 7, a partir das 17h, na Feira do Livro de Porto Alegre

Escrito ao longo de cinco décadas, O que o céu e os homens me ensinaram é uma “obra de formação”, semelhante ao significado de Bildungsroman em alemão, língua de origem de Emma de Mascheville, nascida na Bavária em 1903.
A astróloga chegou ao Brasil no início do século 20, onde desenvolveu seu trabalho pioneiro como astróloga e professora, contribuindo para o autoconhecimento dos que a rodeavam e formando várias gerações de astrólogos atuantes no país e no mundo.
Coube à astróloga e escritora Amanda Costa, uma de suas mais diletas alunas, a organização de um vasto material redigido em primeira pessoa, à mão e em português, idioma da nação que Dona Emy adotou por lar.
Sobre o livro
Diferente de seu primeiro livroLuz e sombra – elementos básicos de Astrologia, de caráter teórico e didático, os textos que compõem O que o céu e os homens me ensinaram têm traço autobiográfico, reflexivo, filosófico e espiritual.
É pontuado por histórias pessoais que mostram como a trama da sua vida foi entrelaçando pessoas, experiências e a observação dos céus, levando à construção de uma visão própria do saber astrológico.
Durante a produção desta obra foi encontrada nos arquivos do Instituto CG Jung, na Suíça, uma carta de Dona Emy para Dr. Carl Gustav Jung em 1958, que também está presente no livro.
“A oportunidade de contribuir para o seu legado no processo de publicação deste livro me enche de alegria. Enquanto lia os textos e organizava o material, ouvia a voz de Dona Emy pronunciando as palavras, o seu sotaque forte e o ritmo das frases”, diz Amanda Costa.
No prólogo do livro, escrito a quatro mãos com o também astrólogo Antonio Carlos Bola Harres, Amanda Costa pontua que “se somente agora o livro emerge de onde há tanto tempo esteve submerso, enquanto a humanidade atravessa um radical processo de transformação, talvez seja porque este é o momento em que ele é absolutamente necessário”.
Lançamento do livro O que o céu e os homens me ensinaram
Dia 7 de novembro de 2023 Feira do Livro de Porto Alegre
Às 17h – “Vida e obra da astróloga Emma de Mascheville”. Bate-papo com a astróloga e escritora Amanda Costa, editora do livro, no Auditório do Memorial do RS
Às 18h – Autógrafos na Praça de Autógrafos Gerdau
Os livros estão à venda na Livraria ISASUL (Banca 36) durante toda a Feira. No dia do lançamento, também na Banca de Livros para Autógrafos, Praça Gerdau.