Agenda

Juntos outra vez na Festa da Uva

Evento comunitário foi pensado para valorizar a marca da colonização italiana raiz

Caxias do Sul
De 18 de fevereiro a 6 de março de 2022
Juntos outra vez na Festa da Uva

A Festa da Uva é um evento comunitário que celebra a cultura dos imigrantes italianos, que fizeram da região da Serra Gaúcha a sua morada. Em cada edição, milhares de pessoas ficam imersas na cultura, gastronomia, diversidade e alegria da cultura italiana da região.

Não por acaso o tema dessa edição é “Juntos outra vez”.

A Festa, programada inicialmente para 2021, precisou ser transferida e o longo período pandêmico obrigou inclusive que a tradicional escolha de rainha e princesas – sempre motivo de festa e congregação – fosse realizada com público muito restrito.

Mais medidas de prevenção estão em debate e deverão ser divulgadas em breve, buscando garantir a segurança sanitária do evento.

“O tema ‘Juntos Outra Vez’ denota o espírito de um recomeço pós crise pandêmica. Estamos programando uma festa com muita alegria, gastronomia farta, shows nacionais e mais de 150 apresentações de dança, música, teatro e outras linguagens culturais presentes na região”, comenta o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, destacando que essa edição foi pensada para valorizar a marca da colonização italiana raiz.

Amassar uva com os pés

Os Jogos Coloniais retornam para a programação e novas provas estão sendo planejadas para a competição. Ao todo, 15 ou 16 modalidades de provas devem fazer parte da programação, entre elas a tradicional corrida de carriola (carrinho de mão), o arremesso de queijo à distância e a prova de amassar uva com os pés.

Além de testarem a habilidade dos moradores do meio rural e seu conhecimento de técnica antigas de produção, os Jogos Coloniais também protagonizam momentos de descontração e diversão para os participantes e os turistas.

A Vila dos Distritos volta para a Festa e de forma ampliada, valorizando os costumes e a gastronomia do meio rural. Os Desfiles Cênicos Musicais serão todos noturnos e abertos ao público, nos dias 18, 20, 23 e 26 de fevereiro e 01 e 05 de março.

E a grande estrela da Festa – a uva – estará mais presente do que nunca esteve. Além de conhecer a diversidade e as melhores uvas produzidas na região na tradicional exposição de uvas, os visitantes poderão degustar a fruta à vontade já na entrada do parque de exposições e em outros pontos de distribuição previstos.

Acesse o site oficial. (https://www.festadauva.com.br/)

Compartilhe

Também pode te interessar