Tai Chi Chuan agora é patrimônio da humanidade

A arte marcial chinesa com mais de 100 milhões de praticantes no mundo foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Redação NBE

Redação NBE

17/03/2021
Tai Chi Chuan agora é patrimônio da humanidade Divulgação/NBE

2 min de leitura

O Tai Chi Chuan é uma das artes marcial simples e fácil de ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer idade, sendo inclusive muito indicada para idosos.

A arte marcial de 400 anos é o principal dos estilos internos do kung Fu. A prática do Tai Chi Chuan estimula tanto a parte física quanto mental. Seus movimentos suaves contêm aplicações de combate e técnicas de luta, mas a prática é procurada com a finalidade de bem-estar e de cultivo interno.

Em 17 de dezembro de 2020, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - UNESCO reconheceu publicamente o Tai Chi Chuan como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

RECONHECIMENTO

Praticante de Tai Chi desde 2005, o mestre Jardel Caetano Farias avalia a importância dessa distinção. “É o reconhecimento da universalidade de uma manifestação cultural local, fazendo com que as pessoas e os governos reconheçam e deem valor a essa prática. A visibilidade do Tai Chi também favorece a perpetuação desses conhecimentos e dessa prática tão benéfica”.

Mas como tudo o que envolve o oriente, o esmero a formação profunda estão sempre em pauta. Para se tornar professor, Jardel Farias conta que fez vários cursos de formação e enumera alguns: Estilo Yang, da linhagem do Grão-Mestre Feng Yicun, com o Mestre Adriano d'Avila, e Estilo Chen, da linhagem do Grão-Mestre Chen Xiao Wang, com o Mestre Estevam Ribeiro, do Rio de Janeiro. Além disso, participou de vários seminários como Seminários de forma Lao jia e Seminário de Tui Shou, com o Grão Mestre Feng Yicun, da China.

Foram anos de estudo e de prática. Atualmente o mestre Jardel Caetano Farias ministra aulas de Tai Chi no Kur Hotel em Gramado e em várias outras cidades do Rio Grande do Sul. Segundo ele, o aperfeiçoamento para professores e alunos não termina nunca. Mas, desde a primeira aula é uma prática acessível e adaptável para qualquer pessoa, revertendo em vários benefícios para a saúde física e mental.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO TAI CHI CHUAN

  • O aumento da vitalidade,
  • Fortalecimento Muscular,
  • Melhora do equilíbrio,
  • Aumento da capacidade de concentração,
  • Diminuição da tensão músculo-esquelético,
  • Maior flexibilidade,
  • Alivio do estresse,
  • Combate a depressão,
  • Equilibra as emoções,
  • Fortalece o sistema cardio-vascular,
  • Estimula o sistema imunológico,
  • Estimula a memória.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Relações afetivas na terceira idade

Estudos mostram que conexões humanas e propósito de vida são fatores decisivos para envelhecer bem

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Que tal tomar um banho... de floresta?

Os benefícios desta experiência para a saúde e o bem-estar de corpo, mente e espírito já foram confirmados pela ciência

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Na presença do outro, tenho notícias de mim

A primavera vem nos convidar para sair da toca, das telas e retomar as experiências presenciais que dão muito mais sentido à vida

Marta Schlichting

Marta Schlichting

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail