Tai Chi Chuan agora é patrimônio da humanidade

A arte marcial chinesa com mais de 100 milhões de praticantes no mundo foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Redação NBE

Redação NBE

17/03/2021
Tai Chi Chuan agora é patrimônio da humanidade Divulgação/NBE

2 min de leitura

O Tai Chi Chuan é uma das artes marcial simples e fácil de ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer idade, sendo inclusive muito indicada para idosos.

A arte marcial de 400 anos é o principal dos estilos internos do kung Fu. A prática do Tai Chi Chuan estimula tanto a parte física quanto mental. Seus movimentos suaves contêm aplicações de combate e técnicas de luta, mas a prática é procurada com a finalidade de bem-estar e de cultivo interno.

Em 17 de dezembro de 2020, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - UNESCO reconheceu publicamente o Tai Chi Chuan como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

RECONHECIMENTO

Praticante de Tai Chi desde 2005, o mestre Jardel Caetano Farias avalia a importância dessa distinção. “É o reconhecimento da universalidade de uma manifestação cultural local, fazendo com que as pessoas e os governos reconheçam e deem valor a essa prática. A visibilidade do Tai Chi também favorece a perpetuação desses conhecimentos e dessa prática tão benéfica”.

Mas como tudo o que envolve o oriente, o esmero a formação profunda estão sempre em pauta. Para se tornar professor, Jardel Farias conta que fez vários cursos de formação e enumera alguns: Estilo Yang, da linhagem do Grão-Mestre Feng Yicun, com o Mestre Adriano d'Avila, e Estilo Chen, da linhagem do Grão-Mestre Chen Xiao Wang, com o Mestre Estevam Ribeiro, do Rio de Janeiro. Além disso, participou de vários seminários como Seminários de forma Lao jia e Seminário de Tui Shou, com o Grão Mestre Feng Yicun, da China.

Foram anos de estudo e de prática. Atualmente o mestre Jardel Caetano Farias ministra aulas de Tai Chi no Kur Hotel em Gramado e em várias outras cidades do Rio Grande do Sul. Segundo ele, o aperfeiçoamento para professores e alunos não termina nunca. Mas, desde a primeira aula é uma prática acessível e adaptável para qualquer pessoa, revertendo em vários benefícios para a saúde física e mental.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO TAI CHI CHUAN

  • O aumento da vitalidade,
  • Fortalecimento Muscular,
  • Melhora do equilíbrio,
  • Aumento da capacidade de concentração,
  • Diminuição da tensão músculo-esquelético,
  • Maior flexibilidade,
  • Alivio do estresse,
  • Combate a depressão,
  • Equilibra as emoções,
  • Fortalece o sistema cardio-vascular,
  • Estimula o sistema imunológico,
  • Estimula a memória.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Dia das Mães e das divindades maternas

O Dia das Mães foi mudando ao longo da história, mas segue cheio de significados. No Brasil, as comemorações iniciaram em Porto Alegre

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Viajar para se redescobrir

A jornada de realizar sonhos e superar desafios

Daiani Frassetto

Daiani Frassetto

blog photo

Ginástica para o cérebro chega a Gramado

Escola de treinamento para o cérebro atenderá pessoas de todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail