Serra Gaúcha recebe as Surdolimpíadas

Terceiro maior evento multiesportivo do mundo inicia em 1º de maio

Redação NBE

Redação NBE

25/04/2022
Serra Gaúcha recebe as Surdolimpíadas Cleberson Portella

2 min de leitura

De 1º a 15 de maio, as cidades gaúchas de Caxias do Sul e Farroupilha irão sediar os jogos da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, reunindo mais de cinco mil atletas de 78 países para disputar medalhas em 20 modalidades.

Trata-se do terceiro maior evento multiesportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Foi criado em 1924, na França, como o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.

Esta será a primeira vez que um país da América Latina receberá as Surdolimpíadas, que é organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos. Caxias do Sul foi escolhida por influência do caxiense Gustavo Perazzolo, presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos, e por já ter sediado eventos nacionais na área.

A última edição das Surdolimpíadas ocorreu na Turquia, em 2017. Por conta da pandemia do coronavírus, o intervalo entre uma competição e outra, que era de quatro anos, foi ampliado para cinco.

Intérpretes e estrelas

Os atletas são as grandes estrelas do evento, porém os tradutores-intérpretes terão papel fundamental. Os tradutores vão trabalhar em duplas, compostas por um tradutor-intérprete de libras (TILS) e um tradutor-intérprete de sinais internacionais.

O mascote da 24ª Surdolimpíadas foi eleito através de concurso com estudantes da região. A escolha recaiu sobre o quati-de-cauda-anelada, animal ambientado a diversos habitats, desde a Colômbia até o sul do Brasil, e considerado com alta capacidade de adaptação. O quati batizado de Nino ganhou um chapéu, que representa a cultura agrícola da região da Serra Gaúcha, e um lenço no pescoço, em referência à cultura Gaúcha.

Imagens em tempo real

A 24ª Surdolimpíadas deverá ser o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul. O Brasil é o país com mais atletas inscritos (199) e a Ucrânia trará a maior delegação dos jogos, com 259 pessoas no total. As delegações da Rússia e da Bielorrussia foram excluídas da competição em função dos conflitos naquela região.

A Surdolimpiadas terá transmissão por streaming de todas as modalidades, com acesso 100% gratuito, através do canal Deaflympics TV by XPlay.

Também já está disponível para sistema android, o aplicativo oficial dos jogos, Deaflympics Caxias 2021, que concentra todo conteúdo gerado, inclusive com imagens em tempo real de todos os locais de competição. Informações também podem ser obtidas no site oficial em português.

A chama olímpica percorreu vários países. Na foto, o Presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos Gustavo Perazzolo, ladeado pelo ex-atleta surdolímpico brasileiro, Dauber Roque, e pela Presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, Diana Kyosen

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Feira traz novidades para os setores PET e VET

Evento acontece de 29 a 31 de maio em Novo Hamburgo

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Animais são seres sencientes

A ciência confirmou o que muitos já sabiam

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

As cinco liberdades dos animais

Pets e animais de fazenda têm direitos

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail