Orquestra da UCS abre inscrições gratuitas para estudantes

Objetivo é qualificar jovens para a música orquestral

Redação NBE

Redação NBE

03/10/2022
Orquestra da UCS abre inscrições gratuitas para estudantes Pedro Gilles

2 min de leitura

Estão abertas as inscrições para estudantes dispostos a integrarem a nova formação em música orquestral através do projeto Orquestra Jovem UCS LionsEduc.

A proposta da formação da OJ UCS LionsEduC prevê a realização de oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, aulas de instrumentos e prática de orquestra para jovens de 10 a 14 anos das escolas públicas de Caxias do Sul e região. São oferecidas 50 vagas, distribuídas entre flautas, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.

As atividades serão realizadas às segundas-feiras e quartas-feiras, das 14h às 17h, no Bloco M do Campus Sede da UCS. Os participantes receberão material didático que inclui métodos, cadernos, partituras e uniforme. Caso o aluno não possua instrumento próprio, será fornecido o instrumento musical para as aulas regulares de instrumento e ensaios da orquestra.


O fazer musical proporciona aos jovens o contato com a música de concerto, estimula a dedicação ao aprendizado de um instrumento e promove a experiência em fazer música em grande grupo.


O projeto é uma iniciativa do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura - LionsEduC em parceria com o Setor Cultural e a Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

"A Orquestra Jovem UCS LionsEduC tem a prática orquestral como algo importante para a cultura artística e para a formação de público, uma vez que o fazer musical proporciona aos jovens o contato com a música de concerto, estimula a dedicação ao aprendizado de um instrumento e promove a experiência em fazer música em grande grupo. A formação de público é contemplada por envolver familiares, amigos e comunidade como um todo na apreciação da música de concerto em eventos que fortalecem a cultura local”, diz o coordenador, Prof. Fábio Alves.

Os interessados em participar do processo de seleção precisam estar matriculados no sistema de ensino escolar público. Inscrição gratuita através dos canais: (54) 3218-2610; e-mail: ojucs.lionseduc@gmail.com.

O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio de Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon, Multiflon Revestimentos Antiaderentes, Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos, Prado Distribuidor Logístico, Baw Industrial, Metalgusa Indústria e Comércio de Metais, Braslux Indústria de Auto Peças, HD Parts e Ferrolan/Interdeal Comércio Importação e Exportação. A realização é da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal. A produção executiva e cultural é de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural.


Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Cuide de seus cabelos no verão

5 dicas para evitar o ressecamento

blog photo

Uma árvore comestível

Criativa, divertida, inclusiva e versátil

blog photo

O farol da Simplicidade Voluntária

Filósofos e indígenas indicam caminho

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail