Orquestra da UCS abre inscrições gratuitas para estudantes

Objetivo é qualificar jovens para a música orquestral

Redação NBE

Redação NBE

03/10/2022
Orquestra da UCS abre inscrições gratuitas para estudantes Pedro Gilles

2 min de leitura

Estão abertas as inscrições para estudantes dispostos a integrarem a nova formação em música orquestral através do projeto Orquestra Jovem UCS LionsEduc.

A proposta da formação da OJ UCS LionsEduC prevê a realização de oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, aulas de instrumentos e prática de orquestra para jovens de 10 a 14 anos das escolas públicas de Caxias do Sul e região. São oferecidas 50 vagas, distribuídas entre flautas, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.

As atividades serão realizadas às segundas-feiras e quartas-feiras, das 14h às 17h, no Bloco M do Campus Sede da UCS. Os participantes receberão material didático que inclui métodos, cadernos, partituras e uniforme. Caso o aluno não possua instrumento próprio, será fornecido o instrumento musical para as aulas regulares de instrumento e ensaios da orquestra.


O fazer musical proporciona aos jovens o contato com a música de concerto, estimula a dedicação ao aprendizado de um instrumento e promove a experiência em fazer música em grande grupo.


O projeto é uma iniciativa do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura - LionsEduC em parceria com o Setor Cultural e a Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

"A Orquestra Jovem UCS LionsEduC tem a prática orquestral como algo importante para a cultura artística e para a formação de público, uma vez que o fazer musical proporciona aos jovens o contato com a música de concerto, estimula a dedicação ao aprendizado de um instrumento e promove a experiência em fazer música em grande grupo. A formação de público é contemplada por envolver familiares, amigos e comunidade como um todo na apreciação da música de concerto em eventos que fortalecem a cultura local”, diz o coordenador, Prof. Fábio Alves.

Os interessados em participar do processo de seleção precisam estar matriculados no sistema de ensino escolar público. Inscrição gratuita através dos canais: (54) 3218-2610; e-mail: ojucs.lionseduc@gmail.com.

O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio de Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon, Multiflon Revestimentos Antiaderentes, Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos, Prado Distribuidor Logístico, Baw Industrial, Metalgusa Indústria e Comércio de Metais, Braslux Indústria de Auto Peças, HD Parts e Ferrolan/Interdeal Comércio Importação e Exportação. A realização é da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal. A produção executiva e cultural é de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural.


Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Para quem tem pet em casa

4 dicas para um lar limpo e organizado

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Músico da Serra inicia carreira internacional

Rafael Witt faz show com foco no mercado mundial

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Yoga na Praça traz Kaiut Yoga

Hora de praticar este método inovador

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail