Oficinas gratuitas de artesanato

Serão 24 oficinas abertas e gratuitas para a comunidade até agosto

Redação NBE

Redação NBE

17/02/2022
Oficinas gratuitas de artesanato Divulgação

1 min de leitura

O Projeto "Um Novo Olhar sobre o Baú da Vovó" foi criado e desenvolvido a partir de experiências e pesquisas realizadas pelo grupo Imigrantes Della Montagna com o objetivo de difundir as formas tradicionais de artesanato das diversas etnias da região, que correm o risco de extinção, bem como de promover um olhar atual sobre o artesanato, com a aplicação de novas técnicas e materiais.

O grupo também se empenha no resgate do Folclore e Cultura de Caxias do Sul, através do ensino de artesanato de diferentes etnias. As oficinas incluem técnicas tradicionais que fizeram parte da imigração e hoje estão sendo esquecidas, pouco praticadas e/ou em risco de extinção pela falta de sua transmissão, tais como frivolitê, crochê, bordados e outras.

Frivolitê

“O artesanato melhora a saúde mental, emocional, social, incrementa a criatividade e oportuniza uma nova fonte de renda, resgatando técnicas agora sob uma nova leitura, com materiais diversificados”, defende a proponente do projeto, Susete Roveda, que ministra as oficinas ao lado de por Sandra Teixeira, Genessy Bertolini, Alda Lorenzi, Irma Trevisol e Derli Killp. Todas professoras de artesanato e também profissionais aposentadas.

Bordado de casinhas

O projeto iniciou em fevereiro e segue até agosto com 24 oficinas abertas e gratuitas para a comunidade. Interessados podem se inscrever no Banco do Vestuário (54) 3901.1457.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Frio pode impactar a saúde mental

Saiba como ajustes na rotina podem ajudar o cérebro humano a se adaptar nos tempos de baixas temperaturas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Dia Internacional do Yoga

De acordo com a tradição yogui, a primeira transmissão do conhecimento do Yoga foi feita no dia do solstício de verão por Shiva, o primeiro Guru

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Festas Juninas: de onde vem a tradição?

Do Norte para o Sul do Planeta, saiba também o que muda nos festejos

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail