O sabor das memórias afetivas

Infinitos saberes e sabores na alquimia da colônia

Redação NBE

Redação NBE

31/05/2022
O sabor das memórias afetivas Adobe Stock/NBE

1 min de leitura

Por Sandra Bonetto*

Rememorar os cheiros, sabores e as suas experiências pode ser um momento de nostalgia. É a nona que ensina as filhas. As filhas que ensinam as netas. E a mistura de ingredientes que são colhidos na roça, produzidos ali mesmo, para o sustento de uma família, por vezes numerosa, pode até ser simples, mas o seu sabor não. Está ali a memória afetiva da infância, da colônia e dos ensinamentos da nona.

Nona Severina, filha de imigrantes italianos, mãe de sete filhos e esposa do nono Angelo, conhecia muito bem a alquimia dos alimentos da colônia. Iguarias como a carne de porco, a banha, a galinha de cor bem amarela, os ovos da gema quase vermelha, as saladas. Enfim, uma alimentação 100% produzida pela própria comunidade. E que sabor! Que aromas! Que alquimia!

O alimento foi a maior conquista dos imigrantes italianos. Por muito tempo, eles passaram necessidades e até fome. Conquistar a casa, a terra e a comida foram as grandes vitórias de centenas de famílias de imigrantes italianos que aqui chegaram.

Sua mesa saborosa e farta é o símbolo de que aqui construíram seus lares e venceram! Venceram a fome, venceram a falta de trabalho e venceram a terra. O grande desenvolvimento econômico de Caxias do Sul, passa, com certeza, pelas mãos de muitas mulheres, como a Nona Severina e seus infinitos saberes e sabores.

*Sandra Bonetto - Coordenadora do Ponto de Cultura Costurando Sonhos que promove no dia 3 de junho o Cinema com Nhoque, com degustação de receitas da Nona Severina

  • Leia também:

Forqueta Cultural tem agenda cheia

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

“Trauma, sonho e fuga”

13ª Bienal do Mercosul começa no dia 15 de setembro e traz 99 artistas de 23 países

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Livros à mão cheia

Feira do Livro de Caxias inicia no dia 30 de setembro

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Aberta a temporada de Yoga

Nosso Bem Estar promove yoga ao ar livre

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail