Festa do Agricultor recebe Um Semeador de Ideias

Evento presencial é retomado após quatro anos

Redação NBE

Redação NBE

19/07/2022
Festa do Agricultor recebe Um Semeador de Ideias Divulgação

2 min de leitura

A mostra que retrata a vida e obra do agrônomo, naturalista, ambientalista, pesquisador, professor e escritor José Zugno será atração na 11ª Festa do Agricultor de Fazenda Souza, que acontece no distrito caxiense nos dias 22-23-24 e 29-30-31 de julho.

A exposição será exibida junto à Associação Cultural e Esportiva Minuano e estará aberta ao público aos sábados, das 14h às 18h, e nos domingos, das 11h às 18h.

A mostra conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) e apoio cultural das Empresas Randon S.A., Instituto Elisabetha Randon, Racon Consócios, Pátio da Estação. Também são parceiros deste projeto Mebrafe Soluções em Refrigeração Industrial e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste – AEANE.

Expectativa de público recorde

A Festa do Agricultor de Fazenda Souza não era realizada desde 2018 e espera atrair nesta edição um público recorde de 30 mil pessoas. Através da mostra itinerante José Zugno, os visitantes poderão ver fotos da primeira mostra local de produtos agrícolas, denominada “Festa da Batatinha”, que pode ser considerada o embrião da atual Festa do Agricultor.

O evento foi criado em 1960 para incentivar os agricultores da localidade a mostrarem o fruto de seu trabalho, após adotarem as novas técnicas de cultivo da batata e colherem uma safra excepcional.

Os painéis da mostra trazem imagens dos pioneiros no plantio da batata - Adelar Mazzochi, Luis Zatti e João Sgarbi - e dos primeiros desfiles, bem como reproduções de cartas de produtores de Fazenda Souza endereçadas à Coluna Vida Agrícola, mantida por Zugno no Correio Rio Grandense.

Pioneirismo

José Zugno foi pioneiro no desenvolvimento técnico da área rural que resultou no município líder no Estado na produção de hortifrugranjeiros, entre outras culturas destaque. Suas iniciativas foram divisor de águas no aperfeiçoamento e diversificação de culturas e na qualificação técnica dos agricultores para a produção de alimentos, impulsionando o desenvolvimento agrícola no município de Caxias do Sul.

Esse processo vivido no meio rural, bem como outras ações na área urbana, é contado na exposição José Zugno - Um Semeador de Ideias a Serviço da Vida Agrícola através de painéis temáticos ricamente ilustrados por textos e imagens exclusivas coletadas ao longo de 60 anos, pertencentes ao seu vasto acervo pessoal.

Foto de Severino Schiavo

A mostra é resultado de mais de dez anos de resgate, organização e catalogação do acervo de José Zugno realizados por seu filho Ricardo Zugno.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

“Trauma, sonho e fuga”

13ª Bienal do Mercosul começa no dia 15 de setembro e traz 99 artistas de 23 países

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Livros à mão cheia

Feira do Livro de Caxias inicia no dia 30 de setembro

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Aberta a temporada de Yoga

Nosso Bem Estar promove yoga ao ar livre

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail