Descubra o universo das Cartas Ciganas

O Baralho Cigano (também conhecido como oráculo) se destaca entre as práticas divinatórias e há séculos, tem se mostrado uma fascinante ferramenta de autoconhecimento, repleta de simbolismo e sabedoria ancestral

Redação NBE

Redação NBE

04/07/2024
Descubra o universo das Cartas Ciganas    Diego Frigo

3 min de leitura

As cartas ciganas despertam a curiosidade e o fascínio das pessoas há muito tempo. Considerado um Oráculo, o Baralho Cigano muitas vezes é alvo de preconceito, mas para quem estuda e conhece a fundo essa prática, ele se mostra uma surpreendente ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, unindo um profundo simbolismo e a sabedoria ancestral que remonta às tradições do antigo povo cigano da Europa.

Conhecendo o Baralho Cigano

A terapeuta holística, taróloga e oraculista Carla Barili explica que o Baralho Cigano é composto por 36 cartas com imagens que retratam a vida cotidiana e detalha: “A sua simplicidade e assertividade o tornaram muito popular através dos tempos. Ele está dividido em quatro naipes**: Ouros (elemento fogo, representa as riquezas da nossa vida), Espadas (elemento ar, representa as ações, lutas e conquistas), Copas (elemento água, representa as emoções, amor e sensibilidade) e Paus (elemento terra, que representa o trabalho, construção e estabilidade).**

De acordo com Carla, as cartas do Baralho Cigano são como uma porta de entrada para compreender as energias e vibrações presentes em nosso campo e a partir disso, a pessoa inicia essa busca pelo autoconhecimento. “A leitura de cartas tem o objetivo de trazer um olhar para nós mesmos, de despertar, no sentido de perceber o que realmente se faz útil para nosso desenvolvimento pessoal. Ela nos ajuda a entender quais tipos de processos estamos vivenciando e aprendendo - no aqui e agora - para poder tomar decisões mais assertivas e inteligentes”, afirma.

Mulher em frente a velas

Foto: Diego Frigo

Como o Oráculo Terapêutico pode ajudar

O Baralho Cigano foi o deck escolhido pela terapeuta holística para a prática do “Oráculo Terapêutico”. Ela explica: “É um método de leitura de cartas através do qual aprendemos a observar energias relacionadas a diversas áreas da nossa vida, desenvolvendo uma visão clara e precisa de maneira muito prática sobre os caminhos a serem escolhidos na vida afetiva (investir em um relacionamento, casamento, ter filhos), na vida financeira (comprar e vender imóveis, fazer parcerias, assinar contratos), na vida profissional (mudanças de emprego, abertura de negócio próprio)”.

Carla reforça: “Quando consultamos as cartas do baralho cigano estamos buscando conhecer mais sobre nós mesmos, percebendo a responsabilidade sobre as nossas atitudes. É um recurso que auxilia na tomada de decisões mais acertadas durante os momentos críticos e importantes da nossa vida”. Ela ressalta que as cartas não têm poder sobre o ser humano no que tange à completa e exclusiva responsabilidade deste sobre seu próprio destino e afirma: “O consulente (cliente) é que decide qual rumo tomar a partir do que o Oráculo mostra. As cartas sempre serão muito claras e fiéis ao traduzir o campo energético da pessoa, mas cabe a ela manter-se atenta às dicas e recados apresentados, além de colocar em prática aquilo que for sugerido durante a consulta”.

O Oráculo como ferramenta de desenvolvimento pessoal

Segundo a oraculista, a leitura de cartas dialoga diretamente com a maneira como enxergamos o mundo e nos ajuda a identificar padrões e crenças que já não nos servem mais para trilhar o nosso caminho de forma íntegra. “Através do que é falado durante a consulta, é possível trazer para a consciência tendências que nos acompanham por muito tempo e resolver situações que estão pendentes, nos levando a viver o melhor de nossa vida”, reforça.

Acompanhe alguns dos benefícios da consulta com o Baralho Cigano (Oráculo) apontados pela terapeuta holística Carla Barili:

  • Apresenta uma visão honesta e real da vida;
  • Mostra aspectos de passado, presente e futuro;
  • Autoconhecimento através de conselhos e reflexões;
  • Foco no que é relevante para seguir em frente na vida;
  • Autoconfiança nos relacionamentos interpessoais;
  • Direcionamento no trabalho e carreira profissional;
  • Evidencia aquilo que precisa de mais atenção no momento atual.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Pet na terceira idade?

Cães e gatos precisam de cuidados redobrados na fase de envelhecimento

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Geriatra orienta para o necessário cuidado especial com idosos

Dicas simples podem ajudar idosos atingidos direta ou indiretamente pelas inundações. Acompanhe

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Hotéis do Sesc recebem premiação

Os hotéis do Sesc/RS de Gramado e de Torres foram premiados no Travellers Choice 2024,

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail