CVV promove Setembro Amarelo

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é comemorado em setembro

Redação NBE

Redação NBE

02/09/2022
CVV promove Setembro Amarelo Freepik/NBE

3 min de leitura

Há 60 anos, falar sobre prevenção do suicídio era algo muito mais complexo do que atualmente, pois os tabus e preconceitos existentes eram maiores e mais difíceis de serem rompidos. Foi nesse ambiente que nasceu o CVV - Centro de Valorização da Vida, serviço gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional que já realizou 40 milhões de atendimento sigilosos em seis décadas.

Daquela época até hoje, muita coisa mudou, facilitando a conversa aberta sobre o assunto, com destaque para a criação do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e do Setembro Amarelo. São momentos especiais para lembrar à sociedade a relevância do assunto e a importância de se tratar o tema com transparência e seriedade e, com isso, trabalhar para se reduzir a triste estatística que aponta que a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida.

Em 2022, o CVV vai concentrar seus esforços junto às comunidades com palestras, rodas de conversa e/ou informações sobre os cuidados com a saúde emocional e a importância de se falar sobre sentimentos, conversar com pessoas próximas e, se necessário, procurar ajuda profissional.


O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.


Os atendimentos do CVV são sempre realizados de maneira acolhedora e sem julgamentos. A história do CVV prova que o assunto é relevante e sempre atual. Passou por diferentes momentos políticos, econômicos e sociais; viveu uma pandemia; desastres naturais ou provocados pelo ser humano e, em todas as situações, a essência continua a mesma e as pessoas continuam precisando de apoio emocional e um ambiente seguro para desabafar.

Milhares de pessoas já foram treinadas pelo CVV e atuaram ou atuam como voluntários nesses atendimentos, continuam sendo formadas exclusivamente por pessoas voluntárias. O ceveviano é gente como todos, com sentimentos e emoções, mas que se coloca em posição de compreender o momento de outra pessoa, sem querer dar conselhos ou fazer críticas e sem julgamento.

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Os mais de 3,6 milhões de atendimentos de 2021 foram realizados por cerca de 4.200 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, via chat e e-mail apoioemocional@cvv.org.br, além de carta.

O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse www.cvv.org.br/doacoes-e-parcerias.

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer.

O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais, acesse www.setembroamarelo.org.br



AGENDE-SE

  • Caxias do Sul - no dia 10 de setembro, das 9h às 16h, na Praça Dante Alighieri, ação para a divulgação ao público do trabalho do CVV.
  • Em Porto Alegre - abertura de nova turma de curso para voluntário, com início em 22 de setembro, das 19:30 as 22:30. Contato portoalegre@cvv.org.br.


Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

“Trauma, sonho e fuga”

13ª Bienal do Mercosul começa no dia 15 de setembro e traz 99 artistas de 23 países

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Livros à mão cheia

Feira do Livro de Caxias inicia no dia 30 de setembro

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Aberta a temporada de Yoga

Nosso Bem Estar promove yoga ao ar livre

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail