“Causos e Gaitas” lança quarta temporada

Programas anteriores registraram mais de 500 mil visualizações

Redação NBE

Redação NBE

13/09/2022
“Causos e Gaitas” lança quarta temporada Youtube/Reprodução

2 min de leitura

Histórias da música de raiz da Serra Gaúcha e os seus reflexos na música contemporânea do Estado e do Brasil dão o tom da série “Causos e Gaitas”, que estreia a sua quarta temporada na próxima no dia 16 de setembro, às 20h.

Nos seis novos episódios, o músico Rafael De Boni conduz encontros que, em tom informal, registram personagens importantes cuja trajetória corresponde a boa parte da história da música do Rio Grande do Sul.

Sucesso de público nas temporadas anteriores, quando atingiu mais de 500 mil visualizações, a série “Causos e Gaitas” traz uma pesquisa do músico Rafael De Boni sobre a cena musical da Serra Gaúcha e os nomes que contribuem para o fortalecimento e a consolidação da música de raiz no contexto regional, mas com projeção significativa na cena da música contemporânea brasileira.

Os programas são exibidos no Canal do YouTube Rafa De Boni. Na estreia, o papo é com o acordeonista Manoel Cassiano.

Confira o que vem por aí na quarta temporada

16/09 - Manoel Cassiano

Exímio acordeonista com carreira solo e também nos conjuntos musicais de Caxias do Sul, tais como Grupo Velha Porteira com Paulo Siqueira e Os Reis do Fandango.

23/09 - João Itamar do Reis

Músico há mais de 30 anos, desde guri acompanhou sua família e outros músicos nos Ternos de Reis e louvações na Criúva, além de manter sua carreira como instrumentista, cantor e compositor.

30/09 - Antônio de Jesus “Petiça Preta”

Um dos pioneiros da gaita ponto em Caxias, acompanhou muitos artistas além de manter sua carreira solo. Habilidoso contador de causos e trovas da música serrana.

07/10 – Wendelino Silirio Kinzel

Instrumentista e colecionador de mais de 300 instrumentos de fole, entre eles acordeons e bandoneons raros com mais de 100 anos. O músico tem um exemplar de cada uma das fábricas de acordeons que existiram no Rio Grande do Sul.

14/10 - Terno de Reis e Louvações do Divino da Criúva

Tradição e religiosidade das festas mais populares da região dos Campos de Cima da Serra, contadas por pessoas que dedicaram suas vidas para manter vivas essas manifestações culturais.

21/10 - Honeyde Bertussi

O “Cancioneiro das Coxilhas”, que junto do seu irmão Adelar, criou a mais famosa dupla de gaiteiros do Sul do Brasil. Juntos, deram início à tradicional música de bailes gaúchos.


A série “Causos e Gaitas” tem apresentação e pesquisa de Rafael De Boni, produção de De Boni Produções e Xamã Films, produção executiva e edição de Luciano Balen e direção de Daniel Vargas. Depois das estreias no Canal Rafa De Boni, a série também será exibida nos canais do Festival Música de Rua.

O projeto conta com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, tendo Apoio Cultural da Fundação Marcopolo e, como parceiros, Sanmartin, Plásticos Pisani, Metadados e Focco Soluções em Gestão.


Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

“Trauma, sonho e fuga”

13ª Bienal do Mercosul começa no dia 15 de setembro e traz 99 artistas de 23 países

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Livros à mão cheia

Feira do Livro de Caxias inicia no dia 30 de setembro

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Aberta a temporada de Yoga

Nosso Bem Estar promove yoga ao ar livre

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail