Intestino & Ansiedade

O bom funcionamento do intestino é fundamental para o controle da ansiedade

Débora Corrêa

Débora Corrêa

13/08/2021
Intestino & Ansiedade

2 min de leitura

Já ouviu falar que o intestino é o nosso segundo cérebro? Isso porque temos um eixo conhecido como intestino-cérebro, que conecta o sistema nervoso central ao Sistema Nervoso Entérico (SNE).

O SNE atua como o sistema nervoso do intestino. Não só ajuda a regular os processos no trato gastrointestinal, como também se reflete em nossas emoções e comportamentos através do vínculo com o cérebro.

Nosso intestino é habitado por milhões de microorganismos, portanto, é muito importante mantermos a saúde desse órgão em dia. Alguns alimentos são grandes aliados para o bom funcionamento do trato intestinal, tais como aveia, psyllium, kombucha, biomassa de banana verde, mamão, iogurte com lactobacilos e kefir, entre outros.

Além disso, o intestino é responsável pela produção de 70% da serotonina (hormônio do bem-estar). Um intestino saudável é sinônimo de bom humor e ansiedade controlada. Atente para alguns alimentos que podem ajudar no equilíbrio físico e mental. E, claro, consuma com moderação:

Alimentos que ajudam no combate a quadros de ansiedade

  • Banana, espinafre, chocolate amargo (70% ou mais), frutas vermelhas, sardinha, atum, salmão e cereais integrais.

Alimentos que podem intensificar quadros de ansiedade

  • Açúcar e doces em geral;
  • Bebidas açucaradas, como sucos industrializados, refrigerantes e energéticos;
  • Farinha branca, bolos, biscoitos, salgados e pães brancos;
  • Cafeína (presente no café, chá mate, chá verde e chá preto);
  • Bebidas alcoólicas;
  • Embutidos: salsichas, linguiças, presunto, mortadela, peito de peru.

Nutrientes em foco para a prevenção da ansiedade

Triptofano

É um aminoácido que auxilia na produção da serotonina (neurotransmissor do bem-estar) e previne a ansiedade, estresse, depressão e insônia. Encontrado em diversos alimentos como: banana, chocolate amargo, peixes, carnes, ovos, castanha, nozes, amêndoas.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B - especialmente a B6, B12 e o ácido fólico - são importantes reguladoras do sistema nervoso e participam da produção de serotonina. Essas vitaminas podem ser encontradas em grãos como arroz integral e aveia, bem como em outros alimentos como banana, espinafre e demais vegetais verdes.

Ômega 3

É um tipo de gordura poliinsaturada que tem a capacidade de atenuar respostas inflamatórias através da redução da produção de citocinas pró-inflamatórias. Como não produzimos esse tipo de gordura, é muito importante consumirmos alimentos fontes como sardinha, atum, salmão, linguado, linhaça e nozes.

Magnésio

É um mineral essencial para o corpo humano. Está envolvido em mais de trezentas reações metabólicas no organismo. Ele é responsável pela regulação dos hormônios - principalmente o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Também participa do processo de conversão do triptofano em serotonina. Pode ser encontrado em fontes como arroz integral, grão-de-bico, castanha-do-pará, ervilha, espinafre, semente de abóbora, cacau em pó, amendoim, nozes, banana, abacate e semente de girassol.

Compartilhe

Débora Corrêa

Débora Corrêa

Nutricionista

Também pode te interessar

blog photo

A gente faz melhor aquilo que a gente treina

Saiba como evitar a chamada Síndrome da Distração, que já afeta pessoas de todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Jogos de aposta criam situação patológica

Conforme pesquisa, 10,9 milhões de brasileiros já apresentam sintomas de dependência em jogos de aposta, entre eles os Bets

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novidades em filtro de barro

A melhor opção para filtragem da água agora tem assinatura gaúcha

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail