Sintonize a energia do verão

Saiba como aproveitar tudo o que essa estação oferece

Redação NBE

Redação NBE

23/02/2022
Sintonize a energia do verão Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

No verão, as pessoas se sentem mais abertas e bem dispostas. Mas isso tem um motivo: enquanto no inverno a gente sente a necessidade de recolhimento, no verão o nosso corpo se prepara para enfrentar dias mais longos e temperaturas lá em cima.

A medicina chinesa identifica essa estação, que começou no último dia 21 de dezembro de 2021 e segue até 20 de março de 2022, como um período de abundância, desde as unhas e pelos do corpo, que crescem rapidamente, até a sensação maior de bem-estar.

Já para a medicina tradicional indiana, ou Ayurveda, a mudança de temperatura é uma oportunidade de equilibrar tudo, de acordo com o nosso perfil biológico, ou dosha.

“O clima quente e seco do verão aumenta Pitta. Por isso, a prática de exercícios e a dieta devem respeitar o calor. Isso inclui evitar alimentos muito picantes ou ácidos demais e dar preferência a exercícios fora dos horários de pico do sol”, destaca a terapeuta ayurvédica Bárbara Hocsman.

Atenção às emoções e ao corpo

O verão exerce um grande poder nas emoções humanas, diferentemente do outono e inverno, quando a agitação e a vontade de sair de casa tendem a diminuir. Dessa maneira, perceber a influência das variações climáticas é de extrema importância para controlar as emoções e até prevenir certas doenças.

“Antes de tudo, é necessário refletir se o que você está sentindo é excessivo ou faz parte deste momento. A partir disso, busque identificar, diante de qualquer mudança de comportamento, a origem dessas sensações. Muitas vezes, elas parecem surgir do nada, mas, na verdade, algumas emoções estão diretamente ligadas com as estações do ano”, explica a psicanalista Paula Trindade.

No verão, os sentimentos de raiva, hostilidade, irritabilidade, impaciência e ressentimento tendem a aparecer com mais frequência.

O nosso campo energético está mais receptivo para as novidades e amizades, mas, por outro lado, o calor também faz as situações ganharem mais intensidade, se comparadas com outras épocas do ano, quando as pessoas estão mais fechadas e introspectivas.

As altas temperaturas também podem afetar a parte física, trazendo aumento das inflamações, bolhas e irritação na pele, acne, pele manchada e vermelha, olhos congestionados, acidez ou ardor no estômago, úlceras, queimaduras de sol e insolação.

Desenho de sol na areia

Sensações térmicas

Para receber tudo o que a estação tem a oferecer, a principal dica é praticar exercícios moderados, preferencialmente, em lugares bem ventilados, como hidroginástica, natação e yoga.

Aproveite os dias ensolarados para fazer passeios em meio à natureza, buscando locais com água para se banhar e refrescar. O ideal é evitar situações estressantes ou que exijam esforço, além de garantir a hidratação com o consumo de sucos e muita água. Todos os especialistas são unânimes ao dizer que este é o momento ideal para sair de casa, encontrar os amigos, e aproveitar tudo com mais alegria.

O verão também é um ótimo período para cuidarmos da energia que emanamos. Dessa forma, o alimento que ingerimos ou as pessoas com as quais nos relacionamos podem ser determinantes para essa sensação de plenitude.

Por isso, aproveite o calor para consumir menos carne e incluir mais vegetais na sua dieta, além de buscar diálogos saudáveis e situações que sejam agradáveis para o espírito.

Pessoas felizes na praia

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Shambala comemora 35 anos no mercado natural

Empresa está entre as pioneiras do país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Saúde Mental materna importa

Movimento realiza ações de conscientização

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novidade na Serra

Centro de Educação em Odontologia é inaugurado

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail