EFT promove a liberação emocional

Estímulos leves - tapping – mobilizam e liberam os canais energéticos

Redação NBE

Redação NBE

22/05/2022
EFT promove a liberação emocional Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

EFT é a sigla da Técnica de Liberação Emocional (em inglês - Emotional Freedom Technique), que vem ganhando cada vez mais adeptos ao tratar de questões emocionais e físicas de forma simples e eficaz.

A EFT parte do princípio de que as emoções e pensamentos são os responsáveis por ligar os corpos físicos e energéticos. Se neste circuito algo se encontra em desequilíbrio, tudo é afetado.

Assim, ao aplicar a Técnica de Liberação Emocional para problemas emocionais, é comum acontecer o desaparecimento de problemas físicos que estavam conectados com aquela emoção.

Mulher batendo com a ponta dos dedos em seu queixo

Também conhecido como tapping (batidas com as pontas dos dedos) ou como acupuntura sem agulhas, a EFT corrige os desequilíbrios no sistema energético do corpo, através de leves estímulos nos meridianos, que são os canais por onde passam a nossa energia. Estes meridianos já foram identificados há milhares de anos nos sistemas das medicinas chinesa e indiana.

A técnica foi criada pelo engenheiro norte-americano Gary Craig, adaptando e simplificando a técnica TFT (Terapia do Campo do Pensamento), criada por Dr. Roger Callahan, em 1979.

Gary Craig compreendeu que a causa de todas as emoções negativas e os traumas é uma interrupção do fluxo de energia do nosso corpo.

Na medida em que este fluxo é restabelecido, a cura acontece e, por vezes, de forma muito rápida. Craig criou então uma sequência única de tappings (batidas com a ponta dos dedos) em nove pontos do corpo.

“Quase sempre a pessoa que vem tratar uma dor física vai descortinar, em algum momento, o problema emocional que derivou esta dor. Identifica-se qual a emoção está presente e qual a parte do corpo físico em que esta emoção está se alojando. Por se tratar de uma terapia quântica, não é necessário que o paciente relate episódios de sua vida para que seja feita a liberação emocional”, explica a terapeuta em EFT, Ana Crippa.

Segundo ela, já existem mais de mil trabalhos médicos documentados e publicados sobre esta terapia, conferindo comprovação científica à EFT.

O tratamento é simples e autoaplicável, mas como não se trata de uma receita de bolo, o recomendável é que haja o acompanhamento de terapeuta.

Terapeuta em EFT, Ana Crippa

Lista extensa

A lista de bloqueios possíveis de serem tratados com a Técnica de Liberação Emocional é extensa. Pode-se citar especialmente fobias, alergias, enxaqueca, raiva, estresse, ansiedade, compulsões, traumas, luto, depressão, síndrome do pânico, compulsões alimentares, vícios, insônia, baixa-estima e obsessões, entre muitas outras.

Após identificar o problema, é feita a sequência (rodada) dos estímulos nos meridianos até que o problema desapareça. A sessão pode durar de 45 a 60 minutos. Não existem limitações de problemas físicos ou emocionais para o tratamento com EFT, que também pode ser autoaplicado.

A Técnica de Liberação Emocional é um procedimento indolor, não havendo utilização de agulhas, pílulas, remédios ou uso de forças sobre o corpo. Não existem efeitos colaterais negativos nas sessões de EFT. Cada pessoa vai reagir à técnica de uma maneira. Porém, no geral, já na primeira sessão é possível sentir melhora.

Os novos pontos estimulados

Cada um dos pontos é estimulado por um curto tempo. O processo é repetido até que um resultado positivo seja alcançado.

Para atingir o objetivo, são estimulado nove pontos de acupuntura durante as sessões. Veja quais são:

  1. Ponto do karatê;
  2. Ponto entre as sobrancelhas;
  3. Ponto na lateral dos olhos;
  4. Ponto abaixo dos olhos;
  5. Ponto entre nariz e boca;
  6. Ponto entre boca e queixo;
  7. Ponto da clavícula;
  8. Ponto abaixo da axila;
  9. Ponto do topo da cabeça.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Novo olhar para as mães na pandemia

Psicóloga optou por se especializar na área

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

DOC conta a história do SUS

O Brasil tem um sistema de saúde raro no mundo

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A frutinha valiosa do Sul

Outono é tempo de colheita de noz-pecã

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail