EFT promove a liberação emocional
Estímulos leves - tapping – mobilizam e liberam os canais energéticos

3 min de leitura
EFT é a sigla da Técnica de Liberação Emocional (em inglês - Emotional Freedom Technique), que vem ganhando cada vez mais adeptos ao tratar de questões emocionais e físicas de forma simples e eficaz.
A EFT parte do princípio de que as emoções e pensamentos são os responsáveis por ligar os corpos físicos e energéticos. Se neste circuito algo se encontra em desequilíbrio, tudo é afetado.
Assim, ao aplicar a Técnica de Liberação Emocional para problemas emocionais, é comum acontecer o desaparecimento de problemas físicos que estavam conectados com aquela emoção.
Também conhecido como tapping (batidas com as pontas dos dedos) ou como acupuntura sem agulhas, a EFT corrige os desequilíbrios no sistema energético do corpo, através de leves estímulos nos meridianos, que são os canais por onde passam a nossa energia. Estes meridianos já foram identificados há milhares de anos nos sistemas das medicinas chinesa e indiana.
A técnica foi criada pelo engenheiro norte-americano Gary Craig, adaptando e simplificando a técnica TFT (Terapia do Campo do Pensamento), criada por Dr. Roger Callahan, em 1979.
Gary Craig compreendeu que a causa de todas as emoções negativas e os traumas é uma interrupção do fluxo de energia do nosso corpo.
Na medida em que este fluxo é restabelecido, a cura acontece e, por vezes, de forma muito rápida. Craig criou então uma sequência única de tappings (batidas com a ponta dos dedos) em nove pontos do corpo.
“Quase sempre a pessoa que vem tratar uma dor física vai descortinar, em algum momento, o problema emocional que derivou esta dor. Identifica-se qual a emoção está presente e qual a parte do corpo físico em que esta emoção está se alojando. Por se tratar de uma terapia quântica, não é necessário que o paciente relate episódios de sua vida para que seja feita a liberação emocional”, explica a terapeuta em EFT, Ana Crippa.
Segundo ela, já existem mais de mil trabalhos médicos documentados e publicados sobre esta terapia, conferindo comprovação científica à EFT.
O tratamento é simples e autoaplicável, mas como não se trata de uma receita de bolo, o recomendável é que haja o acompanhamento de terapeuta.
Lista extensa
A lista de bloqueios possíveis de serem tratados com a Técnica de Liberação Emocional é extensa. Pode-se citar especialmente fobias, alergias, enxaqueca, raiva, estresse, ansiedade, compulsões, traumas, luto, depressão, síndrome do pânico, compulsões alimentares, vícios, insônia, baixa-estima e obsessões, entre muitas outras.
Após identificar o problema, é feita a sequência (rodada) dos estímulos nos meridianos até que o problema desapareça. A sessão pode durar de 45 a 60 minutos. Não existem limitações de problemas físicos ou emocionais para o tratamento com EFT, que também pode ser autoaplicado.
A Técnica de Liberação Emocional é um procedimento indolor, não havendo utilização de agulhas, pílulas, remédios ou uso de forças sobre o corpo. Não existem efeitos colaterais negativos nas sessões de EFT. Cada pessoa vai reagir à técnica de uma maneira. Porém, no geral, já na primeira sessão é possível sentir melhora.
Os novos pontos estimulados
Cada um dos pontos é estimulado por um curto tempo. O processo é repetido até que um resultado positivo seja alcançado.
Para atingir o objetivo, são estimulado nove pontos de acupuntura durante as sessões. Veja quais são:
- Ponto do karatê;
- Ponto entre as sobrancelhas;
- Ponto na lateral dos olhos;
- Ponto abaixo dos olhos;
- Ponto entre nariz e boca;
- Ponto entre boca e queixo;
- Ponto da clavícula;
- Ponto abaixo da axila;
- Ponto do topo da cabeça.