DOC conta a história do SUS

SUS atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente.

Redação NBE

Redação NBE

10/06/2022
DOC conta a história do SUS Adobe Stock/NBE

1 min de leitura

O filme “Saúde tem Cura”, dirigido pelo cineasta das utopias Silvio Tendler, estreou no dia 08 de junho de 2022 e pode ser acessado gratuitamente no canal de Youtube da produtora cinematográfica Caliban.

O documentário de 94 minutos realizado inteiramente durante a pandemia aborda a potência e as fragilidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente. Sua realização tem a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).

O filme mostra como era o Brasil antes do SUS, quando o acesso à saúde tinha um viés elitista baseado em privilégios, e compara com a atualidade. O sistema de saúde brasileiro é público, universal e gratuito. Está presente em mais de 5 mil municípios, com atendimento do básico ao complexo, urgências e emergências, produção de vacinas e medicamentos, pesquisas, hospitais universitários, ações educativas, vigilância sanitária e epidemiológica.

O documentário conta sobre a luta para a criação do SUS, traça um panorama da atualidade e pensa o futuro da saúde pública no Brasil. Conta com depoimentos de médicos que participaram da sua criação, como Drauzio Varella, Paulo Niemeyer e Margareth Dalcolmo, de profissionais que atuam no dia a dia do sistema, de representantes da sociedade civil e de usuários.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Novo olhar para as mães na pandemia

Psicóloga optou por se especializar na área

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A frutinha valiosa do Sul

Outono é tempo de colheita de noz-pecã

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Dia Mundial Sem Tabaco

Data foi criada para refletir sobre malefícios do tabagismo

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail