Delícia de uvas
Lindas, deliciosas e saudáveis

2 min de leitura
Deliciosa e nutritiva, a uva tem pico de safra no verão. Quer saber quais os benefícios dessa fruta para a sua saúde?
Não bastasse ser uma delícia e encantar pelas cores e variedades, a uva é extremamente poderosa em termos nutricionais. Aproveite seus benefícios, mas lembre-se de consumir com moderação.
São inúmeras variedades de uva, mas de maneira geral a fruta contém vitaminas E, C, K e A; é rica em minerais (como o cálcio, ferro e potássio); tem uma quantidade significativa de fibras essenciais para o funcionamento adequado de nosso organismo, especialmente do sistema digestivo; não tem colesterol e possui apenas 90 calorias em cerca de 150g, sendo uma ótima opção também para aqueles que estão em processo de redução da massa corporal, desde que “consumida com moderação” (o que, convenhamos, não é muito fácil).
Contém nutrientes antioxidantes , responsáveis por ''limpar'' e proteger as nossas células dos chamados radicais livres e do envelhecimento.
Os antioxidantes estão mais comumente presentes na casca da fruta . Quanto mais escuras, maior é a concentração de antioxidantes. Os principais exemplos de antioxidantes são os polifenois, e o mais famoso deles chama-se resveratrol.
Benefícios para a saúde
Por conta de seus nutrientes , como a vitamina K, as uvas são uma ótima opção para garantir a saúde do coração e de todo o sistema circulatório, auxiliando na coagulação sanguínea, no fortalecimento das artérias e na redução do colesterol ruim.
2. Melhora da saúde da visão
Estudos apontam que as uvas têm o poder de reduzir a afecção da retina, muito comum especialmente em pacientes diabéticos ou com hipertensão.
3. Controle da pressão arterial
As uvas são ricas em potássio , mineral que ajuda na neutralização do sódio, um dos principais vilões da pressão alta. Isso faz com que o seu consumo seja um ótimo tratamento coadjuvante na redução desse problema.
4. Equilíbrio da glicose no sangue
Apesar de adocicadas, as uvas não elevam os níveis de açúcar na corrente sanguínea, sendo liberadas para o consumo por esse grupo. Elas, na verdade, até ajudam no equilíbrio da insulina e da glicose, ajudando na manutenção da saúde dos diabéticos. Mas, é claro, é preciso consumir com moderação.
5. Aumento da saúde do sistema digestivo
A uva é rica em fibras e pode ser um bom tratamento coadjuvante para a constipação, colaborando no equilíbrio da digestão.
6. Diminuição dos riscos de desenvolvimento de câncer
Contém nutrientes fundamentais na manutenção da saúde celular que podem resultar na prevenção de diversos tipos de câncer. Os principais responsáveis por isso são os antioxidantes. Os radicais livres são compostos negativos para a saúde das células e que podem causar riscos em sua estrutura. Portanto, eliminá-los é fundamental para prevenir problemas como o câncer.