Atitude em relação à doença faz diferença
Postura em relação à doença pode ser determinante

2 min de leitura
Uma terapia eficaz baseia-se tanto em sua ação direta quanto em sua capacidade de estimular a resposta de autocura do corpo.
Neste sentido, algumas condições essenciais podem ajudar no processo de cura:
● Aceitação
Uma aceitação positiva das circunstâncias da vida, incluindo a doença, faz com que a pessoa não se sinta mais obrigada a manter uma atitude defensiva, responsável por esgotar o paciente.
● Relaxamento
As técnicas de relaxamento permitem que a energia se concentre em mecanismos de autocura, em vez de se dispersar na forma de tensão muscular e nervosa. O controle da respiração é essencial nesse sentido.
● Relação com o médico
As expectativas do paciente são condicionadas pela sua relação com o profissional. Você deve encontrar um médico/terapeuta em quem você confie. Além disso, na consulta, ao falar e ouvir, ocorrem transferências psicológicas que são terapêuticas em si.
● Ter esperança
Pode ser eficaz buscar a companhia de alguém que já passou pelo mesmo problema e foi curado. Por outro lado, a convicção do médico sobre a eficácia do tratamento é quase tão importante quanto a fé do paciente.
● Recorrer a símbolos
Não é possível ativar os mecanismos de autocura à vontade, porque a mente racional não está diretamente conectada com o sistema nervoso autônomo, nem com outros mecanismos de controle do sistema imunológico. Os símbolos funcionam como estímulos nas camadas mais profundas da psiquê.
● Visões positivas
O inconsciente usa imagens para se comunicar com a consciência por meio dos sonhos, mas elas também podem ser usadas na direção oposta: da consciência às camadas mais profundas da mente que governam os processos fisiológicos involuntários relacionados à cura.
A terapia de visualização requer um estado de relaxamento profundo e é usada com sucesso na cura de doenças.
● Meditação
Adquirir o hábito de meditar por alguns minutos, duas vezes ao dia, permite que o cérebro se desconecte do diálogo interno incessante, o que ajuda as áreas que direcionam os processos fisiológicos de autocura a trabalhar com menos obstáculos.
● Oração
São atribuídos à oração os mesmos efeitos da meditação, mas possui particularidades que podem potencializar seu efeito. A oração em um ambiente religioso, seja qual for, reforça o sentimento de pertencimento a uma comunidade e a convicção de que a existência tem sentido dentro de uma ordem superior. Ambos com efeito positivo sobre a imunidade.
Dicas de leitura
Novos ou clássicos da literatura de autoajuda, estes livros podem ser bons conselheiros e companheiros:
- A Biologia da Crença – Bruce H. Lipton
- O Livro do Perdão- José Roberto Marques
- A Doença Como Caminho - Thowald Dethlefsen e Rüdiger Dahlke
- A Doença Como Linguagem da Alma - Rüdiger Dahlke
- Saúde e Plenitude – Roberto Crema
- Você Pode Curar Sua Vida – Louise L. Hay
- Mãos de Luz – Barbara Ann Brennan
Para compreender melhor, leia também: