Aproveite mais de cem receitas com pinhão
A safra deste ano promete fartura. Ótimo para combinar o sabor maravilhoso do pinhão com sua riqueza nutricional
1 min de leitura
O consumo de pinhão está liberado desde o início de abril. Antes disto sua coleta estava proibida para garantir que os animais silvestres também pudessem usufruir da safra de 2024.
A safra de pinhão neste ano promete um incremento de 10 a 20% na produção em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/RS.
A chamada “amêndoa do sul” oferece mais do que o deleite com um sabor maravilhoso. Do ponto de vista nutricional, o pinhão é um alimento rico em calorias e em fibras e é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio e potássio. No pinhão também são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9), que contribuem para a redução do colesterol no sangue e podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.
A saber e agradecer aos povos originários
Estudos recentes de arqueólogos do Brasil e do Reino Unido apontam que o surgimento das grandes florestas de araucárias (árvore que fornece os pinhões) também foi, em grande parte, causado pela ação humana. Teriam sido plantadas há três mil anos por tribos Jês, cujos descendentes atuais são as etnias Kaingang e Xokleng.
Receitas
Os amantes do uso do pinhão na culinária podem comemorar não só a safra abundante. A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias - Embrapa Florestas está disponibilizando publicamente o livro “O Pinhão na Culinária”. A publicação traz cem receitas doces e salgadas com esta iguaria típica do Sul do país.
- Neste link, você pode saber mais e baixar gratuitamente o livro.
- Conheça também a nossa indicação de Paçoca de Pinhão Vegetariana nesta receita especialmente selecionada para os leitores do Nosso Bem Estar.