Doce vida, com moderação

Açúcar: quanto menos processado, melhor para a saúde

Redação NBE

Redação NBE

13/02/2023
Doce vida, com moderação Adobe Stock NBE

2 min de leitura

O açúcar não precisa ser completamente excluído da alimentação, mas, independentemente do tipo de processamento, o produto deve ser utilizado com muita moderação, a fim de evitar problemas como baixa imunidade, obesidade e diabetes. Dê preferência sempre para os alimentos orgânicos.

Mascavo

É o açúcar em forma bruta. Como não passa pelo processo de refinamento, ele conserva cálcio, ferro, magnésio, potássio e outros sais minerais. Possui gosto parecido com caldo de cana.

Açúcar Demerara

Possui núcleos mais claros que o açúcar mascavo e cristais úmidos ou transparentes. Não sofre lavagens ou processos de purificação e não contém aditivos químicos. Semelhante ao açúcar mascavo apresenta maiores teores de sais minerais que o açúcar refinado.

Cristal

É apresentado na forma de cristais grandes e transparentes. Passa por leve processo de refinamento, mas mesmo assim 90% das vitaminas são retiradas.

Refinado

Durante o refinamento, alguns aditivos químicos, como enxofre, são adicionados para dar a cor branca. Nesse processo, porém, algumas vitaminas e sais minerais acabam sendo perdidos.

Frutose

É extraída de frutas e do milho. Muito mais doce que os anteriores, esse tipo de açúcar, apesar de ser natural, tem menos vitaminas que os outros.

Adoçantes naturais são alternativa

Quem quer radizalizar mais no cuidado com a saúde sem abdicar da doçura, pode utilizar as opções de adoçantes naturais.

Taumatina

É um adoçante natural de baixo índice glicêmico, muito popular no Japão e em bebidas dietéticas e doces na Europa. Derivada do fruto de uma planta tropical africana, a katemfe.

Stévia

Adoça até 200 vezes mais do que o açúcar. Indicada para receitas que vão ao fogo. Extraída de uma planta nativa da América do Sul, Stevia rebaudiana,

Mel puro

É fonte de enzimas, antioxidantes, ferro, zinco, potássio, cálcio, fósforo, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina B6. Ajuda a neutralizar os radicais livres e promove o crescimento das bactérias do bem (flora intestinal), o que é bom para o intestino. O mel faz bem para a saúde, mas não é a melhor opção para diabéticos.

Açúcar de coco

Apresenta um índice glicêmico baixo e também é fonte de antioxidantes, ferro, zinco, cálcio, potássio e fósforo. Diabéticos não devem fazer uso do açúcar de coco.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Reiki: saiba mais sobre essa terapia milenar e seus benefícios

Técnica tem origem japonesa utiliza a energia vital para restaurar a harmonia física, mental, espiritual e emocional dos pacientes, promovendo saúde e bem-estar

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Aproveite mais de cem receitas com pinhão

A safra deste ano promete fartura. Ótimo para combinar o sabor maravilhoso do pinhão com sua riqueza nutricional

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Atividade física regular melhora humor e combate estresse

Treinar libera os chamados “hormônios da felicidade”, promovendo saúde física, mental e emocional

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail