A liberdade da Arteterapia

Que tal uma terapia lúdica que pode tratar as mais variadas dificuldades de forma prazerosa?

Redação NBE

Redação NBE

15/10/2021
A liberdade da Arteterapia Freepik/NBE

4 min de leitura

Caso 1

“Fui procurada por um cliente com câncer de laringe e para começar as sessões lhe ofereci revistas para folhear. A imagem de uma pescaria disparou o gatilho para ele começar a contar sobre esse esporte que adorava praticar no passado. Dei argila e ele fez um peixe que ficou modelando por vários encontros com muito envolvimento e silêncio. Colocou um fundo azul com corais que ele tinha guardado da época que fazia mergulho, favorecendo o afeto. Nestes encontros ele pode vivenciar momentos importantes da sua vida de outra maneira, já que não podia mais praticar o esporte que adorava. Ao final do trabalho, falou da importância da atividade que propiciou contato consigo e reflexão sobre sua vida, sua família e o quanto tinha se distanciado dos filhos. Ganhou ânimo e decidiu procurá-los e tentar a reaproximação.”

Esse relato da arteterapeuta Kira Luá Burro nos mostra um pouco da capacidade da Arteterapia em trabalhar questões difíceis de forma indireta e leve por meio de uma terapia não verbal. A Arteterapia promove a espontaneidade, a expressão e a integração do ser, com a profundidade necessária.

“A neurociência ensina que a expressão do ser humano é 65% não verbal e somente 35% é verbal (racionalizado). Portanto podemos compreender o mundo e a nós mesmos através da não verbalização. Os resultados são surpreendentes e, muitas vezes, muito rápidos. Isto na Arteterapia acontece muito”, explica a profissional com especialização em Arteterapia e pós-graduada em Psicologia Positiva, entre outras especializações.

A Arteterapia vem ao encontro da essência do ser humano:“somos seres criativos, expressivos, comunicativos, sensíveis, emocionais, mentais e espirituais; a Arteterapia trabalha todas essas camadas, que é o que acontece quando lidamos com a arte. Se não desenvolvermos estas áreas na vida, entramos em desequilíbrio. Outro benefício da Arteterapia é que ela é lúdica, traz prazer, relaxamento, bem estar e qualidade de vida”, explica Kira Luá.

Mudanças Psíquicas

A expressão através da arte ou símbolos é inerente ao ser humano desde o tempo das cavernas, como vemos pelas pinturas rupestres. Somente no século XIX passou a ser pesquisada e aplicada como uma terapia estruturada.

A Arteterapia é o uso da arte como recurso e materiais para processo terapêutico, que visa tratar problemas geradores de sofrimento, estimular o crescimento interior e abrir novos horizontes, ampliando a consciência do indivíduo. Utiliza a expressão simbólica com metodologia própria, sem buscar a estética ou exposições de arte. Propicia mudanças psíquicas, reconciliação de conflitos e autoconhecimento.

Para o profissional ser reconhecido como Arteterapeuta é necessário formação com professores arteterapeutas qualificados pela União Brasileira das Associações de Arteterapia (UBAAT), que ministrem os conteúdos necessários de Psicologia e artes, carga horária, estágio e supervisão determinados pela mesma UBAAT. Assim, o profissional estará habilitado para trabalhar com pessoas de todas as idades, indivíduos, casais famílias, grupos e comunidades com as mais variadas demandas.

Caso 2

“Uma cliente muito ansiosa e que mal dizia de si mesma gostou demais das formas que criou, considerando-as como espelhos e símbolos de proteção. Estar fazendo um trabalho criativo que pôde significar por si mesma lhe deu força e vitalidade para fortalecer a autoestima. Com as sessões, sua irritação foi diminuindo e pôde reconhecer beleza no que fazia, ganhando um olhar positivo para suas próprias conquistas e características.”

O relato da Arteterapeuta Emília Gontow explicita o quanto essa terapia ajuda no desenvolvimento pessoal e emocional. “As emoções têm uma importância fundamental no desenvolvimento e nas experiências humanas. Um dos grandes benefícios da Arteterapia é manifestar emoções livremente, mesmo as mais difíceis, de forma mais leve e lúdica”, explica Emília, que é formada em Artes Plásticas e foi marchand de galeria de arte por 10 anos. A partir de sua experiência com arte e como tarólogaterapeuta, ela buscou a especialização em Arteterapia pelo INFAPA (Instituto da Família), emPorto Alegre/RS.

“A Arteterapia favorece o contato e a expressão de aspectos dos quais não temos consciência, mas de que necessitamos para transformar a vida para melhor” afirma Emília Gontow, comentando o caso de uma cliente que “só falava em separar-se do companheiro, mas que pôde ver que em todos os desenhos que fazia nas sessões ela se colocava muito junto a ele. Trabalhamos caminhos a partir daí".


Emília Gontow é tarólogaterapeuta e de florais há 26 anos e desde 2012 utiliza a Arteterapia (com recursos das artes visuais) integrada ao Tarô para auxiliar seus clientes.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

A gente faz melhor aquilo que a gente treina

Saiba como evitar a chamada Síndrome da Distração, que já afeta pessoas de todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Jogos de aposta criam situação patológica

Conforme pesquisa, 10,9 milhões de brasileiros já apresentam sintomas de dependência em jogos de aposta, entre eles os Bets

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novidades em filtro de barro

A melhor opção para filtragem da água agora tem assinatura gaúcha

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail