5 dicas para conservar o filtro de barro
Barato, eficiente, ecológico e genuinamente brasileiro? Filtro de barro
2 min de leitura
O filtro de barro é um produto genuinamente brasileiro que já ajudou gerações a manterem a saúde com água limpa e filtrada.
A criação deste utensílio remete aos conhecimentos dos povos originários que dominavam o uso da argila.
No final do século 19, com o surgimento de várias empresas de cerâmica comandadas por imigrantes italianos e portugueses em solo paulista, o filtro de barro tornou-se um dos primeiros bens de consumo criados pela indústria nacional.
O filtro de barro oferece várias vantagens em relação a outros sistemas de filtragem da água. É reconhecido por sua eficiência, garantindo um líquido sem odores, gostos e de qualidade, com a particularidade de manter a água sempre fresquinha, aproximadamente 5ºC abaixo da temperatura ambiente.
Além de preço acessível, é exemplo de sustentabilidade já que nenhum material tóxico é utilizado em seu processo de produção e não há necessidade de energia elétrica para seu funcionamento, pois a filtragem é feita através do método gravitacional.
Mesmo com todas estas vantagens, algumas pessoas desistem do uso por desconhecerem a correta manutenção. Com estas dicas, você vai ter seu filtro de barro em toda a sua glória por muitos anos. Confira:
1 – Armazenamento
Filtros de barro devem ser armazenados em locais frescos e arejados, longe do sol.
2 – Limpeza diária
Utilize um pano úmido diariamente, na parte externa do filtro, para evitar mofo e/ou que pequenos grãos de argila apareçam em sua superfície.
3 - Limpeza quinzenal
Limpe todas as partes do filtro – interna, externa e vela - a cada 15 dias, sempre com uma esponja limpa e macia. Use somente água ou acrescente algumas colheres de hipoclorito de sódio (o mesmo utilizado para lavar frutas). Não utilize outros produtos de limpeza para não comprometer a qualidade da água.
4 - Vela
A vela do filtro deve ser trocada a cada 6 meses, ou a cada 500 litros de água. Neste intervalo, lave periodicamente a vela em água corrente, esfregando a sujeira com as próprias mãos. Nunca use produtos de limpeza ou qualquer substância para limpar a vela do filtro de barro, pois sua superfície porosa consegue absorver os resquícios de qualquer substância.
5 – Filtro
Com um pano limpo e que não solte fiapos, seque o filtro e coloque novamente em uso.