Produção de calçados tem menor impacto ambiental

Atualmente 100% dos produtos das marcas Grendene são veganos

Redação NBE

Redação NBE

18/08/2022
  Produção de calçados tem menor impacto ambiental Johny Tomas

1 min de leitura

A fabricante gaúcha de calçados Grendene avança no uso de matérias-primas de origem renováveis na composição de calçados.

Ano passado, 40 novas pesquisas de materiais com menor pegada ambiental foram iniciadas, das quais 11 itens foram aprovados para uso. Os calçados da empresa já contam com 30% de conteúdo reciclado pré-consumo, em média, característica que contribui para uma baixa emissão de carbono na produção.

No radar da empresa está a substituição crescente de materiais de origem fóssil por alternativas de origem renovável, e atualmente 100% dos produtos das marcas do universo Grendene (Melissa, Rider, Cartago, Grendene Kids, Grendha, Zaxy, Ipanema, Nuar e Pega Forte) são veganos, registrados pela Vegan Society, organização vegana mais antiga do mundo, estabelecida no Reino Unido.

A redução dos impactos ambientais da Grendene foi reconhecida pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio) que concedeu à empresa recentemente, o Prêmio ECO® de 2022 para o case “A Recriação de Futuros da Rider” na categoria Práticas de Sustentabilidade - Produtos e Serviços para Grandes Empresas.

O Programa R4, como foi nomeado, marca o início do posicionamento de sustentabilidade da marca Rider e o pioneirismo no uso de materiais de menor impacto na Grendene, como o EVA biobased, de cana-de-açúcar, e os têxteis produzidos com garrafas PET recicladas pós-consumo, como tecidos e fitas.

“O futuro da Grendene é ter um calçado vegano com a maior quantidade possível de biomateriais”, ressalta Carlos André Carvalho, gerente da Divisão de Desenvolvimento Sustentável, acrescentando também o uso de outros materiais, como casca de arroz e casca de coco, resíduos agroindustriais que substituem material de origem fóssil na composição. “Tanto nos materiais biobased como nos reciclados pré e pós consumo reduzimos a emissão de carbono”, afirma o gerente da Grendene.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Luz, câmera, sociobiodiversidade em ação

“Eu resolvi ficar e aprender com a natureza. Tudo nela tem uma razão de ser"

Nanda Barreto

Nanda Barreto

blog photo

A importância da biodiversidade

Série "Sementes do Amanhã" ensina sobre preservação

Nanda Barreto

Nanda Barreto

blog photo

Para refletir o Verde Urbano

Livro aborda a importância das árvores nas cidades

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail