Feira Ecológica do Menino Deus comemora 29 anos

Data marcada com confraternização e cultura na feira orgânica

Redação NBE

Redação NBE

13/06/2023
Feira Ecológica do Menino Deus comemora 29 anos Adriana Machado

2 min de leitura

A Feira Ecológica do Menino Deus (FEMD) comemora 29 anos de criação nesta quarta-feira, 14 de junho. É uma das mais antigas feiras ecológicas do Rio Grande do Sul e acontece todas as semanas em duas edições, nas quartas-feiras e sábados, na Avenida Getulio Vargas, 1384, no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre.

A Feira Ecológica do Menino Deus nasceu em 1994 como Feira da Cultura Ecológica, organizada pela cooperativa Coolméia no pátio da Secretaria de Estado da Agricultura. Na época os feirantes se reuniam aos sábados debaixo de uma grande lona improvisada. Em 1999, no mesmo local, iniciou edições da FEMD também às quartas-feiras. Já no ano de 2001 foi construída uma estrutura multiuso para dar cobertura até hoje às cerca de 60 bancas que atendem mais de 8 mil pessoas por semana.

De lá para cá este local onde a cidade encontra o campo criou raízes, cresceu e vem dando bons frutos para todos que frequentam a FEMD. Não apenas no acesso ao alimento saudável, mas também em processos de educação ambiental. Entre os frequentadores e visitantes estão escolas, pesquisadores de universidades que estudam multidisciplinarmente o que esta feira ecológica representa, além de empreendedores sociais que conheceram esta iniciativa e a reproduziram nas suas localidades no Brasil e na América Latina a fora.

Assim, ao longo do tempo, o alimento presente na FEMD se tornou muito mais do que algo que as pessoas comem. Existe toda uma história por trás dele que remete a uma importante visão de mundo onde o meio ambiente precisa ser respeitado; as relações humanas, nas suas diversas formas, carecem ser cultivadas e a ética deve permear todos os tipos de convivência.

Pessoas praticando yoga na Feira Ecológica do Menino Deus

Festa é aberta para todos

Toda a comunidade esta convidada a participar da comemoração dos 29 anos da FEMD.

Neste dia comemorativo a feira também terá três bancas extras. Uma para mostrar como utilizar e o valor alimentar das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), outra com nutricionistas que vão apresentar preparos com culturas da estação da biodiversidade do nosso Estado e a terceira para expor o trabalho dos Guardiões das Sementes, mostrando a importância desta iniciativa para o contexto da agricultura ecológica atual.

Entre as atrações programadas estão apresentações musicais com Rodrigo Sasso, Demétrio Xavier, Severiano e Kitty; exposição de fotos dos agricultores familiares em seu processo produtivo, doação de livros infantis com temas de alimentação saudável e distribuição de mudas de temperos.

SERVIÇO 29 anos da Feira Ecológica do Menino Deus Quarta-feira, 14 de junho, das 11h às 17h Programação • 11h30 – Apresentação musical • 12h50 – Mística e Dança Circular • 13h30 – Solenidade com produtores e autoridades • 14h – Parabéns e distribuição de alimentos • 14h20 às 17h – Apresentação musical • Durante toda a feira – Banca da Nutrição, Banca das PANCs, Banca das Sementes, exposição de fotos dos agricultores familiares, distribuição de livros infantis e doação de mudas de temperos

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

COP 28, das mudanças climáticas às mudanças de comportamento

A Conferência do Clima - COP 28 - pode ser um divisor de águas na história da humanidade entre a autodestruição ou a mudança

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Filme sobre Amazônia convida a "Pisar suavemente na Terra"

Documentário conduzido pelo escritor indígena Ailton Krenak mostra a luta diária de pessoas que defendem a floresta em diferentes regiões da Amazônia

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Adote essas dicas e ajude o Planeta

Você pode diminuir os impactos do seu consumo nas Mudanças Climáticas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail