Campanha nacional do Ministério Público foca no enfrentamento das mudanças climáticas
Medida faz parte da agenda preparada para a COP30, lançando um portal com informações sobre as ações realizadas pelo órgão

1 min de leitura
O Ministério Público brasileiro lançou uma campanha nacional chamada MP na COP30. Considerada uma das instituições de maior destaque na defesa judicial e extrajudicial do meio ambiente e do clima, o MP lidera o número de ações ajuizadas em todo o país. Também atua como protagonista na celebração de acordos extrajudiciais voltados à prevenção e reparação de danos ambientais.
MP na COP30
O objetivo é aumentar a atuação do Ministério Público em defesa do meio ambiente e da estabilidade climática, estimulando a cooperação entre promotores, procuradores e órgãos parceiros em todo o país. O portal reúne informações sobre as ações de cada MP voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, apresenta projetos já desenvolvidos e mostra novas frentes em temas estratégicos.
A navegação permite buscas por estado, instituição ou tema, abrangendo áreas como combate ao desmatamento, proteção da biodiversidade, transição energética e garantia de direitos das populações tradicionais.
Coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), a ação reúne 30 ramos e unidades do MP, incluindo o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Contas (MPC), além dos 27 Ministérios Públicos estaduais.
Conheça o portal aqui