Voluntariado na área da saúde

Voluntários interessados devem contatar diretamente

Redação NBE

Redação NBE

10/08/2022
Voluntariado na área da saúde

3 min de leitura

*Cris Costa

O Voluntariado, além de ser a nova onda do momento no mundo inteiro, é uma oportunidade de praticarmos tudo que aprendemos no decorrer da vida e adquirirmos experiência em novas profissões.

Neste momento da história da humanidade em que nos encontramos, esta é uma saída para vencermos as atribulações e reencontrarmos nosso senso de comunidade e fraternidade. Muitas pessoas, cuja vida lhes parece sem sentido e triste, encontram neste trabalho uma razão para viver ao compreender que viemos para amar e sem poder expressar este sentimento entramos na noite escura da alma. E, ao servir, nos sentimos úteis à vida. Um sentido real de pertencimento que nos acalenta e nutre. Isto acontece tanto com o voluntario quanto com o assistido. Trata-se de um despertar.

Quanto a mim, sou terapeuta holística, atriz e artista visual e cada uma destas áreas tem diversos desdobramentos e conhecimentos que utilizo em meus trabalhos diariamente.

Desde os tempos de escola eu faço voluntariado, pois já dava aulas aos colegas de várias matérias que aprendia e ensinava crianças da igreja, além de doações. Porém, ao ver tanto sofrimento no mundo questionava as religiões que falavam em curas e milagres.

Chamado espiritual

Recebi o “chamado espiritual” ainda guria, mas confesso que fui por outros caminhos. Foi no ano 2000 que assumi esta estrada e, desde então, todos os anos, faço cursos em busca de mais conhecimento para expandir meu trabalho.

O voluntariado tornou-se mais forte em mim quando fui convidada a trazer para Porto Alegre as Terapias Emocionais de Renê Mey através do instrutor Marcos Del Padre, e assim acabei assumindo a função de coordenadora de vários grupos de atendimentos voluntários destas terapias gratuitas.

Para melhor atender este novo trabalho fiz curso de voluntariado e gestão de voluntariado. Neste curso aprendi que mesmo quem não tem experiência alguma pode auxiliar alguém, seja fazendo um tricô, lendo um livro, servindo comida na boca de um paciente no hospital, contando histórias e muito mais!

Atendíamos em parques, praças, eventos e locais fechados e isto me preencheu de felicidade e renovação. Ajudei a abrir vários espaços terapêuticos onde colocava os voluntários das terapias de Renê Mey para atender ao público e entrei em hospitais com o Reiki para atender os profissionais da saúde e alguns pacientes cujas famílias pediam um atendimento individual. Porém, com a chegada da pandemia, o contato com o público ficou inviável então optei por criar um grupo de Reiki à distância, dando oportunidade a outros reikianos de continuarem seu trabalho de forma segura e comprometida.

Atuei no Hospital Conceição, no espaço Ilma da Associação de Funcionários do Hospital de Clinicas, na Santa Casa de Misericórdia e atualmente estou organizando um grupo de reikianos para atendimento no Posto de Saúde Modelo na capital de Porto Alegre, a convite da coordenação.

Energia boa é energia em movimento

Qualquer pessoa pode voluntariar, porém é necessário compreender e aceitar as normas do local de atendimento, atender a hierarquia, ter compromisso com os horários e responsabilidade social. Afinal é um trabalho como qualquer outro e deve ser respeitado como tal.

E estou aqui para dizer que você também pode ajudar a sua comunidade criando espaços e grupos de voluntários, pois é ajudando o próximo que melhoramos o mundo a nossa volta. Aquela frase clichê “seja você a mudança que você quer no mundo” é verdadeira. Se você tem curso de reiki ou outras terapias integrativas, não deixe esta energia estagnada dentro de você. Energia boa é energia em movimento. Vem trabalhar no voluntariado com a gente.

Meu contato Whatsapp (51) 996094668.

*Cris Costa é terapeuta holística

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Arroz nosso de cada dia

RS lidera a maior produção de arroz orgânico da América Latina

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Karma Yoga em Montenegro

Dependentes químicos recebem aulas gratuitas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Brasileiros se unem para defender a democracia

Carta tem mais de um milhão de assinaturas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail