Homenagem a Claudio Troian
Graffiti na Biblioteca Parque Fundação Marcopolo homenageia Claudio Troian
Acervo Fundação Marcopolo1 min de leitura
Figura articuladora da cena cultural de Caxias do Sul, o produtor cultural Claudio Troian recebeu mais uma homenagem por sua contribuição para a cultura caxiense.
Troian é personagem de um graffiti que está num dos muros dos jardins da Biblioteca Parque Fundação Marcopolo, inaugurada no sábado, 25 de outubro, no bairro de Lourdes.
Multicolorida como eram as roupas e as ideias de Troian, a criação leva a assinatura de Fábio Panone Lopes, do Studio Flop, e Henrique Padilha, o Agape.
Ao lado da arte, está a frase “Troia, alegrou este lugar de 1952 a 2024”. A iniciativa sinaliza uma determinação da Biblioteca Parque Fundação Marcopolo de inserção na paisagem cultural caxiense e de conexão com seus articuladores.
O Futuro Que Queremos
Além da abertura da BBPQ, nesta terça e quarta-feira a Fundação Marcopolo realiza o Simpósio O Futuro Que Queremos – Escolhas de Futuros Coletivos com diversas atividades, debates e ações no sentido de pensar numa cidade educadora.
Claudio Troian morreu há um ano, em 30 de outubro de 2024. Em 30 de maio passado, um grupo de amigos organizou o Dia de SanTroia – Sarau de Arte, Cultura e celebração da vida -, que lotou as dependências do Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás, local do qual Troian era assíduo frequentador.




