Vem aí o 51º Festival de Cinema

Público vai poder acompanhar transmissão ao vivo da premiação

Redação NBE

Redação NBE

03/08/2023
Vem aí o 51º Festival de Cinema Edison Vara / Agência Pressphoto

3 min de leitura

O 51º Festival de Cinema de Gramado acontece entre os dias 11 e 19 de agosto no Palácio dos Festivais, em Gramado - RS. A mostra competitiva de longas-metragens e curtas-metragens brasileiros e gaúchos vai reunir realizadores, artistas e público em geral.

No dia 13 acontece a entrega dos Troféus Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Curtas e terá transmissão pela TVE e TV Assembleia.

A Cerimônia de Premiação do Festival com a entrega dos Kikitos será dia 19 de agosto com transmissão ao vivo direto do Palácio dos Festivais pelo Canal Brasil.

Troféu Oscarito e Kikito de Cristal

Em sua 51ª edição, Gramado opta pelo ineditismo ao entregar o Troféu Oscarito a duas mulheres de inestimável importância na história do audiovisual brasileiro: as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia.

Laura Cardoso é uma das atrizes mais premiadas do país e a que mais estrelou telenovelas, totalizando mais de oitenta trabalhos na televisão. Com 95 anos de idade e mais de sete décadas dedicadas ao ofício, Cardoso foi uma pioneira na televisão brasileira e esteve presente em incontáveis produções na TV e no cinema.

Léa Garcia já conquistou quatro Kikitos com Filhas do Vento, Hoje tem Ragu e Acalanto. Com 90 anos completos, a veterana possui no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão. Foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França.

Laura Cardoso e Léa Garcia se juntam à Alice Braga, que será homenageada com o Kikito de Cristal. Com sólida carreira no cinema brasileiro e estadunidense, Alice Braga já participou de mais de trinta produções, atuando ao lado de nomes como Anthony Hopkins, Margot Robbie e Matt Damon.

Educavídeo

O projeto Educavídeo receberá ainda mais destaque esse ano, estimulando a realização audiovisual. Os filmes feitos pelos estudantes serão exibidos no Palácio dos Festivais na noite do primeiro dia do evento, 11 de agosto, em uma premiére que prestigia o potencial criativo dos jovens realizadores. Outra novidade é a apresentação dos filmes realizados pela primeira turma de adultos do projeto, que agora fornece capacitação audiovisual para além de alunos da rede municipal.

Para assistir aos 11 filmes que serão exibidos, os ingressos poderão ser retirados por meio de troca de alimentos.

Mostra Infantil exibirá longa de animação

O primeiro dia em Gramado será dedicado aos pequenos realizadores do audiovisual. O Palácio dos Festivais recebe, no dia 11, duas sessões do filme Chef Jack - O Cozinheiro Aventureiro, da Immagini Animation com direção de Guilherme Fiuza Zenhade. As exibições ocorrerão às 8h30 e 14h, seguido de debates entre os jovens e equipe do filme.

Mostra Acessível no site do Festival

Três filmes diversos entre si ganham destaque na mostra acessível do 51º Festival de Cinema de Gramado, apresentada pelo Iecine-RS.

As produções gaúchas Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer, A Colmeia, de Gilson Vargas, e A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira, compõem a mostra, que ficará disponível no site do evento de 12 e 20 de agosto com acessibilidade completa.

Gramado Film Market

O Gramado Film Market, braço do Festival de Gramado dedicado ao mercado audiovisual, terá nova edição durante a programação do 51º Festival de Cinema de Gramado. Em seu sétimo ano, o GFM manterá suas tradicionais atividades como palestras, workshops, rodadas de negócios e Mostra Universitária.

Confira a programação no site oficial do evento

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Escritora lança podcast com histórias de alunos

Vivi Costa já impactou mais de 100 mil estudantes com as histórias do reino de Castrum

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Mostra incentiva cinema independente

Inscrições para a 7ª Mostra Sesc de Cinema seguem até o dia 22 de julho. Prêmios chegam a R$ 280 mil em licenciamentos

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Iniciativas focam na retomada da cultura no RS

Sesc/RS promove diversas iniciativas de incentivo para o setor cultural e de solidariedade aos artistas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail