Recortes culturais II registra o trabalho de coletivos culturais

Documentário em vídeo mostra a interconexão de grupos caxienses e traz a última entrevista em vídeo do produtor cultural Claudio Troian

Redação NBE

Redação NBE

05/03/2025
Recortes culturais II registra o trabalho de coletivos culturais Maurício Concatto

2 min de leitura

O projeto Recortes Culturais surgiu em 2021 para apresentar o trabalho de coletivos culturais da cidade de Caxias do Sul e, nesta segunda edição, o vídeo documentário se propõe a registrar também a interconexão entre estes coletivos através da sua atuação na arte, literatura e educação.

Em 25 minutos, o vídeo documentário evidencia a atuação dos grupos: Órbita Literária, CAE- Criança & Adolescentes no esporte - Ampliando Horizontes e Maracatu - Zingado, Baque dos Bugres e Folhas de Juremas. Para contemplar a acessibilidade, o documentário vai disponibilizar audiodescrição e libras.

A diretora Bianca Sganderlla destaca que, para além de dar luz para iniciativas culturais relevantes no município, o documentário também acaba se tornando um importante registro histórico cultural.

Homem sendo gravado em jardim

Foi assim na primeira edição do Recortes Culturais, que perpetuou nas telas a memória da icônica Casa Paralela e marcou a última atividade do local com a exibição do próprio documentário.

No Recortes Culturais II o destaque e homenagem é para a última entrevista em vídeo do expoente produtor cultural Claudio Troian, falecido em outubro de 2024, falando sobre os encontros do Órbita Literária e de como “a literatura permite ir muito longe, sem sair do lugar”.

Interconexão cultural

O documentário denota ainda a importância da união das diferentes expressões artísticas e dos grupos. “Ali vemos que os grupos de Maracatu já deram oficinas no CAE, que o CAE abriga a literatura, que o Órbita Literária recebe o teatro. Nosso objetivo de registrar esta intersecção entre os grupos é também de motivar outros grupos a se conectarem. Vamos nos misturar, vamos crescer juntos”, enfatiza a diretora.

Pessoas olhando para câmera

O documentário tem lançamento previsto para o dia 12 de março na Sala de Cinema do Centro de Cultura Ordovás, às 20h, em Caxias do Sul, seguido de bate-papo com a diretora Bianca Sganderlla. Aberto ao público.

Recortes Culturais II foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n°195/2022) do Governo Federal, a partir do edital n° 263/2023 da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura - SMC.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Mostra reúne joalheria e artesanato Mbyá Guarani

Diálogo inédito entre joalheria, escultura e o artesanato Mbyá Guarani reúne 33 obras apresentadas no Parque Farroupilha, em Porto Alegre

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Oficina de Produção Cultural abre inscrições para Bento Gonçalves e região

Projeto visa disseminar informações sobre leis de incentivo cultural

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Exposição homenageia obra de escultora caxiense

Corpo e Matéria na Obra de Dilva Conte mostra parte do acervo, que inclui esculturas como a Beatrice, instalada em tamanho real na Praça Dante Alighieri

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail