Recortes culturais II registra o trabalho de coletivos culturais

Documentário em vídeo mostra a interconexão de grupos caxienses e traz a última entrevista em vídeo do produtor cultural Claudio Troian

Redação NBE

Redação NBE

05/03/2025
Recortes culturais II registra o trabalho de coletivos culturais Maurício Concatto

2 min de leitura

O projeto Recortes Culturais surgiu em 2021 para apresentar o trabalho de coletivos culturais da cidade de Caxias do Sul e, nesta segunda edição, o vídeo documentário se propõe a registrar também a interconexão entre estes coletivos através da sua atuação na arte, literatura e educação.

Em 25 minutos, o vídeo documentário evidencia a atuação dos grupos: Órbita Literária, CAE- Criança & Adolescentes no esporte - Ampliando Horizontes e Maracatu - Zingado, Baque dos Bugres e Folhas de Juremas. Para contemplar a acessibilidade, o documentário vai disponibilizar audiodescrição e libras.

A diretora Bianca Sganderlla destaca que, para além de dar luz para iniciativas culturais relevantes no município, o documentário também acaba se tornando um importante registro histórico cultural.

Homem sendo gravado em jardim

Foi assim na primeira edição do Recortes Culturais, que perpetuou nas telas a memória da icônica Casa Paralela e marcou a última atividade do local com a exibição do próprio documentário.

No Recortes Culturais II o destaque e homenagem é para a última entrevista em vídeo do expoente produtor cultural Claudio Troian, falecido em outubro de 2024, falando sobre os encontros do Órbita Literária e de como “a literatura permite ir muito longe, sem sair do lugar”.

Interconexão cultural

O documentário denota ainda a importância da união das diferentes expressões artísticas e dos grupos. “Ali vemos que os grupos de Maracatu já deram oficinas no CAE, que o CAE abriga a literatura, que o Órbita Literária recebe o teatro. Nosso objetivo de registrar esta intersecção entre os grupos é também de motivar outros grupos a se conectarem. Vamos nos misturar, vamos crescer juntos”, enfatiza a diretora.

Pessoas olhando para câmera

O documentário tem lançamento previsto para o dia 12 de março na Sala de Cinema do Centro de Cultura Ordovás, às 20h, em Caxias do Sul, seguido de bate-papo com a diretora Bianca Sganderlla. Aberto ao público.

Recortes Culturais II foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n°195/2022) do Governo Federal, a partir do edital n° 263/2023 da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura - SMC.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Mensagem de Naúfragos

Exposição propõe diálogo entre assemblagem e colagem contemporânea

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Cinema de Verão festeja a produção brasileira

Festival acontece de 26 de janeiro a 08 de fevereiro com 16 títulos que serão exibidos gratuitamente ao ar livre em diferentes locais de Caxias do Sul

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Pelotas recebe Festival Internacional Sesc de Música

Evento tradicional acontece de 19 a 30 de janeiro de 2026 com mais de 100 atrações

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail