Projeto leva o ritmo do bugio de volta às escolas
‘Nossa Música Entre Causos e Gaitas’ tem nova temporada em oito escolas municipais com os músicos Rafael De Boni e Gilney Bertussi
Fabio Lubenov2 min de leitura
A música serrana, em especial o ritmo do bugio, é marca cultural da Serra e Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio Grande do Sul.
Entre fevereiro e março de 2026, oito escolas de ensino fundamental de Caxias do Sul recebem o projeto “Nossa Música Entre Causos e Gaitas”, com os acordeonistas Rafael De Boni e Gilney Bertussi.
Nossa Música Entre Causos e Gaitas
Entre as atividades estão palestras musicadas e oficinas que propõem aos estudantes um aprendizado teórico e prático sobre a música criada pela dupla Irmãos Bertussi.
Em cada escola serão dois dias de atividades. O projeto começa com uma palestra musicada, com apresentação musical didática dos acordeonistas Rafael De Boni e Gilney Bertussi, filho de Adelar Bertussi, que rememora a trajetória familiar e o legado artístico dos Irmãos Bertussi.
Adelar e o irmão Honeyde gravaram o primeiro bugio da história da música gaúcha e nacional, “O Casamento da Doralicia”, em 1956. Gilney compartilha o DNA musical com as novas gerações. A conversa com os estudantes é feita num bate-papo com Rafael De Boni, pesquisador musical dessa área.
No segundo dia cabe ao músico Rafael De Boni propor aos estudantes uma oficina de música em que eles são motivados a tocarem instrumentos e entenderem um pouco mais sobre o que é produção musical.

Para tanto, será feito em sala de aula uma nova gravação daquele primeiro bugio dos Irmãos Bertussi, agora com novas interpretações. Essa gravação é compartilhada com a escola como registro da atividade e das habilidades artísticas e musicais dos alunos.
O projeto “Nossa Música Entre Causos e Gaitas” já chegou a mais de cinco mil estudantes de Caxias do Sul. Além das escolas, também foi apresentado em instituições como a APAE e APADEV. A proposta é aproximar informações históricas e iniciação musical de forma dinâmica e simples, de modo a despertar nos estudantes o interesse pela cultura musical da Serra Gaúcha. No ano passado a proposta também foi apresentada em Lajeado e Estrela, cidades atingidas pelas enchentes de 2024 e, para este ano, deverá ter nova circulação por municípios que também sofreram o mesmo problema, desta vez com recursos da Lei Rouanet.
Produzido pela De Boni Produções, o “Nossa Música Entre Causos e Gaitas” tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Fundação Marcopolo.



