Projeto leva o ritmo do bugio de volta às escolas

‘Nossa Música Entre Causos e Gaitas’ tem nova temporada em oito escolas municipais com os músicos Rafael De Boni e Gilney Bertussi

Redação NBE

Redação NBE

18/02/2026
Projeto leva o ritmo do bugio de volta às escolas Fabio Lubenov

2 min de leitura

A música serrana, em especial o ritmo do bugio, é marca cultural da Serra e Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio Grande do Sul.

Entre fevereiro e março de 2026, oito escolas de ensino fundamental de Caxias do Sul recebem o projeto “Nossa Música Entre Causos e Gaitas”, com os acordeonistas Rafael De Boni e Gilney Bertussi.

Nossa Música Entre Causos e Gaitas

Entre as atividades estão palestras musicadas e oficinas que propõem aos estudantes um aprendizado teórico e prático sobre a música criada pela dupla Irmãos Bertussi.

Em cada escola serão dois dias de atividades. O projeto começa com uma palestra musicada, com apresentação musical didática dos acordeonistas Rafael De Boni e Gilney Bertussi, filho de Adelar Bertussi, que rememora a trajetória familiar e o legado artístico dos Irmãos Bertussi.

Adelar e o irmão Honeyde gravaram o primeiro bugio da história da música gaúcha e nacional, “O Casamento da Doralicia”, em 1956. Gilney compartilha o DNA musical com as novas gerações. A conversa com os estudantes é feita num bate-papo com Rafael De Boni, pesquisador musical dessa área.

No segundo dia cabe ao músico Rafael De Boni propor aos estudantes uma oficina de música em que eles são motivados a tocarem instrumentos e entenderem um pouco mais sobre o que é produção musical.

Homens palestrando sobre música em sala de aula

Para tanto, será feito em sala de aula uma nova gravação daquele primeiro bugio dos Irmãos Bertussi, agora com novas interpretações. Essa gravação é compartilhada com a escola como registro da atividade e das habilidades artísticas e musicais dos alunos.

O projeto “Nossa Música Entre Causos e Gaitas” já chegou a mais de cinco mil estudantes de Caxias do Sul. Além das escolas, também foi apresentado em instituições como a APAE e APADEV. A proposta é aproximar informações históricas e iniciação musical de forma dinâmica e simples, de modo a despertar nos estudantes o interesse pela cultura musical da Serra Gaúcha. No ano passado a proposta também foi apresentada em Lajeado e Estrela, cidades atingidas pelas enchentes de 2024 e, para este ano, deverá ter nova circulação por municípios que também sofreram o mesmo problema, desta vez com recursos da Lei Rouanet.

Produzido pela De Boni Produções, o “Nossa Música Entre Causos e Gaitas” tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Fundação Marcopolo.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Grupo leva artesanato raiz para a Festa da Uva

Imigrantes Della Montagna mantém viva a cultura de artesanato raiz através de oficinas e de produção de peças

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Festa Nacional da Uva celebra os 150 anos da imigração italiana

Evento tem programação ampliada, novas experiências e grandes shows nacionais

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Mensagem de Naúfragos

Exposição propõe diálogo entre assemblagem e colagem contemporânea

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail