Festival Respira contempla diversidade audiovisual brasileira
Programação nos dias 25, 26 e 27 em Bento Gonçalves vai exibir de 20 produções selecionadas que concorrem a prêmios

2 min de leitura
Foram muitos takes até que o Festival Internacional de Cinema Respira chegasse à exibição de 20 finalistas entre os dias 25 e 27 de julho, na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, quando serão exibidos os 20 finalistas da seleção, com direito a premiação para os apontados pelo júri e pelo voto popular. Os 10 vencedores receberão um prêmio de cinco mil reais, totalizando uma premiação de 40 mil reais. Também serão concedidas duas Menções Honrosas, decididas em conjunto pela Curadoria do Festival e o júri.
Sobre o Festival
O Festival Internacional de Cinema Respira nasceu para celebrar e valorizar a diversidade no audiovisual, promovendo filmes de cineastas independentes, especialmente de pessoas pretas, LGBTQIA+, mulheres, quilombolas, indígenas e PCDs. Com foco em curtas-metragens, o festival explora temas como identidade, gênero, sexualidade, raça e etnia, incentivando a participação de novos agentes no campo do cinema.
Depois da mostra dos finalistas e premiação em Bento Gonçalves, inicia uma mostra dos dez vencedores que circulará por Montenegro, Caxias do Sul, São Valentim do Sul, Cotiporã, Veranópolis e Monte Belo do Sul em parceria com o Cine SESC. As datas das exibições ainda não estão definidas.
“O Festival Internacional de Cinema Respira vem pra apoiar as produções de minorias. Dar voz e visibilidade a elas**. E, principalmente, mostrar que o cinema feito por pessoas que não são hegemônicas no meio tem muita qualidade. Essa é a importância do festival, fomentar o debate sobre preconceito, racismo, homofobia, xenofobia, misoginia e acessibilidade.** Tudo isso através do Cinema”, destaca Rogério Rodrigues, produtor Cultural e idealizador do Festival Internacional Respira.
O Festival Internacional Respira é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, apresentado pelo Ministério da Cultura, com financiamento Iecine, Pro-Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do RS.