Feira do Livro de Porto Alegre abre nesta sexta 27 de outubro

Programação temática aborda antirracismo, diversidade e sustentabilidade

Redação NBE

Redação NBE

23/10/2023
Feira do Livro de Porto Alegre abre nesta sexta 27 de outubro Diego Lopes/Feira do Livro

3 min de leitura

A 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre inicia em 27 de outubro e segue até 15 de novembro, com uma abordagem voltada para questões contemporâneas e sociais.

A Feira deste ano terá programações específicas voltadas ao antirracismo, a temas da comunidade LGBTQIAPN+ e sustentabilidade. Com isso, busca promover diálogos, reflexões e a valorização de diferentes grupos e perspectivas.

Tendo como patrono o escritor e cineasta Tabajara Ruas, a feira tem uma extensa programação e conta com a participação de escritores vindos de oito países. Entre as atrações das atividades paralelas, destaque para a palestra do cientista Miguel Nicolelis sobre a inteligência artificial: seu potencial e os riscos.

Miguel Nicolis

Divulgação/Editora do Brasil

A programação com a temática antirracista inicia no dia 28 de outubro , com uma mesa redonda sobre literatura negra: tradição e influência, com Luiz Maurício Azevedo e Fernanda Bastos, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, a partir das 18h.

A jornalista e escritora Luciana Barreto fará o lançamento do seu livro Discurso de ódio contra negros nas redes sociais no dia 4 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa – Espaço Força e Luz – (Rua dos Andradas, 1223), a partir das 17h30.

Na parte da diversidade, o público terá acesso a oficinas, palestras e saraus entre os dias 28 de outubro e 14 de novembro. Um dos destaques ocorrerá no auditório do Memorial do RS, onde será lançada a coletânea de artigos Novas fronteiras das histórias LGBTI+ no Brasil, de Augusta da Silveira de Oliveira, Lauri Miranda Silva e Paulo Souto Maior, a partir das 17h do dia 5 de novembro.

Sustentabilidade

A discussão sobre sustentabilidade e meio ambiente será por meio de seminários. Um deles ocorrerá no dia 8 de novembro, a partir das 15h, no Auditório Barbosa Lessa, com o tema “A diversidade sustenta o futuro — Homenagem a Paulo Kageyama. Biodiversidade enquanto complexidade viva: enfrentando assimetrias no decênio decisivo”, com Luiz Marques, Raquel Kubeo, Leonardo Melgarejo e José Renato Barcelos.

Na ocasião, será anunciado o lançamento do livro: Agrotóxicos – impactos sobre a saúde e o equilíbrio ecossistêmico, organizado por Cíntia Teresinha Burhalde Mua e Leonardo Melgarejo, com prefácio de Ingo Wolfgang Sarlet.

Capa de "Agrotóxicos – impactos sobre a saúde e o equilíbrio ecossistêmico"

Autores internacionais

Nina Brochmann e Ellen Stokken Dahl, médicas norueguesas, desembarcarão na Capital para o bate-papo “Você pensou que conhecia seu corpo? Pense de novo!”, em 29 de outubro; Eckhart Nickel, escritor alemão, trará o debate “quando a literatura e as artes visuais se encontram em um triângulo amoroso”, em 9 de novembro; Giovanna Rivero, escritora boliviana, trará mais detalhes sobre o seu livro Terra fresca da sua tumba, evento em parceria com o Instituto Cervantes de Porto Alegre no dia 1º de novembro.

Nicolás Ferraro, argentino, participará de um bate-papo sobre o atual momento da literatura policial Latino Americana em 4 de novembro; Tereza Cárdenas, cubana, participará de um encontro no dia 4 de novembro; Luis Santos, uruguaio, fará o bate-papo “diálogos entre Brasil e Uruguai”, em 4 de novembro; Joana Bértolo, portuguesa, tratará sobre cartografias literárias no dia 8 de novembro; e Faisal Al Suwaidi, dos Emirados Árabes Unidos, que apresentará sua obra Sob as asas dos anjos em 14 de novembro.

Para a programação completa, selecione o tipo de evento. Confira aqui

Feira do Livro de Porto Alegre

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Iniciativas focam na retomada da cultura no RS

Sesc/RS promove diversas iniciativas de incentivo para o setor cultural e de solidariedade aos artistas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Sesc Caxias do Sul tem ampla programação cultural em maio

Destaques do mês são o Palco Giratório, o Festival Internacional de Danças Urbanas (FIDU) e Circuito Sesc de Artes Cênicas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

I.R. do BEM muda a cultura de doação do Imposto de Renda

O contribuinte pode calcular o valor do seu imposto de renda que pode ser destinado a projetos culturais e sociais pela plataforma IRdoBEM.com.br

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail