Espetáculo Som & Luz volta a encantar na Festa da Uva

Nova concepção do Espetáculo Som & Luz resgata a história desde os povos originários da Serra gaúcha até os dias atuais e será atração da Festa da Uva

Redação NBE

Redação NBE

07/02/2024
Espetáculo Som & Luz volta a encantar na Festa da Uva Vera Mari Damian

4 min de leitura

Com realização do Sesc/RS, em parceria com a Comissão Comunitária da 34ª Festa Nacional da Uva, o espetáculo Som & Luz volta a acontecer em Caxias do Sul, após oito anos de ausência.

E volta em grande estilo. A nova edição será apresentada em uma leitura inédita idealizada pelo produtor cultural Guilherme Montanari, que ganhará vida com a direção artística de Zica Stockmans e o talento de cerca de 30 artistas, entre bailarinos, circenses e músicos locais e outras dezenas de pessoas da equipe técnica. Destaque para a belíssima trilha sonora que será apresentada ao vivo, de autoria do acordeonista Rafael de Boni, acompanhado dos músicos Beto Scopel e Vitinho Manske.

O diferencial do novo espetáculo começa pelo instigante título: “Oblívio”, uma palavra que significa “esquecimento”. “A nova versão do espetáculo Som & Luz vai resgatar histórias que ficaram nos lapsos da memória da cidade. Tendo o elemento ‘fogo’ como personagem principal e narrador, o espetáculo vai contar a história da região desde o seu início, começando com a fogueira kaingang, que representa os primeiros filhos dessa terra, passando pelos vapores dos navios dos imigrantes, que deixaram sua pátria em busca de uma terra de sonhos, chegando ao fogo que acolhe, aquece e traz progresso, vindo até os dias de hoje. É uma performance emocionante e poética, que convida o público a refletir e também celebrar” comenta a diretora do Sesc Caxias do Sul, Luciana Stello.

Cartaz do Espetáculo de Som & Luz

Fotos Vera Mari Damian

O espetáculo

Por meio de 7 movimentos, o fogo narra e conta sua versão e sua participação na história, iniciada com a fogueira kaingang e apresentando os primeiros filhos dessa terra. Depois, com os vapores dos navios que carregam aqueles que deixam sua pátria em busca de uma terra de sonhos. Chegam os primeiros imigrantes e seus corações esperançosos. O fogo também traz acolhida e segue presente nas casas, nos primeiros fogões, nas lamparinas e nas velas. Ele alimenta, socializa, ilumina os trajetos escuros e é testemunha de muitas preces.

Com a chegada do trem também chega o desenvolvimento, o progresso e a elevação à categoria de cidade. Na sequência, é possível perceber grandes chaminés, onde o fogo alimenta a indústria e o coração dos que adotam esta cidade como sua e investem nela seus anseios por uma vida melhor e mais digna. Com todo esse desenvolvimento, Caxias se notabiliza a produzir material bélico para guerra e o fogo apresenta sua face mais sombria, sendo explosão e consumindo nossa história com incêndios nunca explicados ou por um grande tempo esquecidos.

A história chega em 2024, onde a chama desse elemento da natureza que permuta, se renova e se reinventa, também aquece o caldeirão social de uma metrópole que fabrica e planta de tudo e que é mãe, acolhendo filhas e filhos de outros lugares mundo afora. Por caminhos e lugares é tempo de celebrar a colheita! É tempo de Festa da Uva! O fogo, anfitrião do espetáculo Som & Luz propõe que honremos a vida daqueles que estiveram aqui antes, e que possamos construir novas memórias com essa terra, deixando um belo legado para as próximas gerações.

Festa Nacional da Uva

Realizada desde 1931 na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, a Festa Nacional da Uva, é uma festa comunitária criada para celebrar a história, a cultura e a produção agroindustrial da cidade e da região. Entre os atrativos estão os desfiles cênicos, a feira, o espetáculo Som & Luz, os shows e a rainha da festa: a uva, que alcança seu pico de safra nesta época do ano. A edição de 2024 acontece de 15 de fevereiro a 03 de março.

Cartaz do Espetáculo de Som & Luz

Espetáculo Som & Luz na 34ª Festa Nacional da Uva - Sesc Caxias do Sul

Datas:

16/02 (sexta-feira) – estreia para convidados 18/02 (domingo) 19/02 (segunda-feira) 20/02 (terça-feira) 22/02 (quinta-feira) 23/02 (sexta-feira) 24/02 (sábado) 26/02 (segunda-feira) 27/02 (terça-feira) 29/02 (quinta-feira) 01/03 (sexta-feira)

Horário: 20h

Local:

Jardins das Réplicas de Caxias do Sul de 1885, no Parque de Eventos da Festa da Uva

Ingressos:

Adquira AQUI ou no Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462) com valores de R$ 5 e R$ 10.

Informações:

Pelo telefone (54) 3209-8250, WhatsApp (54) 97400-6473 e redes sociais do Sesc Caxias do Sul.

Ficha técnica:

Direção Artística: Zica Stockmans

Idealizador do projeto Oblívio: Guilherme Montanari

Projeto de iluminação: Fernando Ochôa

Produção Musical e Trilha Sonora: Beto Scopel e Rafa De Boni

Texto: Odelta Simonetti

Locução: Sandro Martins

Coreografia: Juliano Dias e Uyara Camargo

Elenco: J.Dance Estúdio de Dança Studio Yalla Assaury Gonçalves Jenifer Bonho Michael de Vargas Paula Giusto Uyara Camargo

Artistas Circenses: Carla Vanez, Leonardo Coinoski e Thony Kazuli

Músicos: Beto Scopel, Rafa De Boni e Vitinho Manske

Técnico de som: Kiko Duarte

Técnico de luz: Adelmir Matana

Produção: Tem Gente Teatrando

Assessoria histórica: Renata Costa

Realização: Festa Nacional da Uva e Sistema Fecomércio-RS/Sesc Caxias do Sul

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Professoras perpetuam artesanatos tradicionais na Serra Gaúcha

Grupo Imigrantes Della Montagna mantém viva a cultura de artesanato raiz com oficinas gratuitas e abertas à comunidade

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

RS realiza a 6ª Conferência Estadual de Cultura

Evento acontece nos dias 25 e 26 de janeiro e é preparatório para a Conferência Nacional que acontece em março

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Filme "Chama a Bebel" estreia nacionalmente dia 11 de janeiro

Longa do diretor gaúcho Paulo Nascimento é dirigido ao público jovem e tem foco nas temáticas ambiental e social

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail