Leitura é tudo

Biblioteca Humana ganha segunda edição com relatos extraordinários

Redação NBE

Redação NBE

07/10/2022
Leitura é tudo Cartaz Biblioteca Humana

3 min de leitura

Com o tema “LEITURA É TUDO”, a 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul segue até 16 de outubro na praça central da cidade com mais de 300 atrações, como sessões de autógrafos, saraus, bate-papos, apresentações de música e teatro, além da tradicional venda de livros a preços atrativos.

Marcos Fernando Kirst - Divulgação

Entre os lançamentos previstos estão “Algumas tramas: um passeio pelo talento multifacetado de Ary Trentin”, fruto de quatro anos de trabalho do jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst sobre o legado artístico de um dos mais festejados nomes da poesia visual e escrita da Serra Gaúcha, o professor Ary Nicodemos Trentin (1942-2002).

Marcelo Mugnol - por Marcelo Casagrande

O também jornalista Marcelo Mugnol lança dia 09 de outubro, às 18h, “Neblina na Tarde Fria: Reportagens e Crônicas”, com histórias de gente descritas a partir de um olhar humanista.

Nos 20 textos selecionados para a publicação, o autor transita por temas como o futebol, o cinema, a literatura e “A Vida Que Ninguém Vê” (título que é uma inspiração e homenagem ao livro de Eliane Brum), reportagem que lhe deu o Prêmio RBS na categoria Fique Bem. Em seu exercício de escrita e de ética profissional, há registros e relatos dos sonhos e feitos dos moradores da cidade e do interior de uma Caxias do Sul que, como descreve, já comporta muitas cidades numa só.

Biblioteca Humana

O projeto “Biblioteca Humana” está em sua segunda edição trazendo “histórias extraordinárias” compartilhadas por quatro convidados especiais que “abriram capítulos de suas vidas” para compartilhar com o público.

Biblioteca Humana - 2021 - Divulgação

Os temas escolhidos foram para esta edição foram: Um dia Depois do Outro, com Jaime Rocha; Revisitando o Buraco Quente, com Cláudio Abreu, no dia 02 de outubro. No próximo dia 09 de outubro, das 15h às 16h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim o publicitário Álvaro Garcia compartilha sobre Peripécias no Cio da Terra e o produtor Cultural Claudio Troian fala sobre sua experiência de Bullying - Todos contra um.

Os relatos serão compartilhados através de textos literários, postados no site da Feira do Livro de Caxias do Sul, elaborados pelos escritores convidados Bernadethe Zardo, José Otavio Carlomagno, Marcos Mantovani, Marilia Frosi Galvão e Paulo Damin.

O projeto “Biblioteca Humana” surgiu na Feira do Livro de 2021 por iniciativa do então Amigo do Livro, o produtor Cultural Claudio Troian, da patrona Alessandra Rech e da jornalista e escritora Vera Mari Damian, com apoio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.

O projeto é uma adaptação local da Biblioteca Humana original criada em Copenhagen, na Dinamarca, no ano de 2000, como forma de promover o contato com a diversidade humana e a inclusão. “Não julgue um livro pela capa!” é a forma como o projeto se apresenta, com a proposta de remover preconceitos e incentivar o diálogo

A programação completa da Feira do Livro de Caxias do Sul pode ser acompanhada pelo Instagram - @feiradolivrocaxiasdosul, pelo Facebook ou pelo SITE.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Não temos cérebro para funcionar desta forma

Não sobreviveremos sem vínculos reais

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A arte do encontro

Encontrar, conviver, abraçar, olhar, cuidar...

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Tente mover o mundo

Mas comece movendo a si mesmo

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail