Dia Internacional do Yoga

O início do inverno foi escolhido para comemorar em todo o mundo O Dia Internacional do Yoga. Um dia para refletir sobre evolução da humanidade, sobre respeito pela vida humana (Ahimsa) e por toda a vida que o Planeta sustenta.

Redação NBE

Redação NBE

16/06/2021
Dia Internacional do Yoga Freepik/NBE

2 min de leitura

O dia 21 de junho marca o Solstício de Verão no hemisfério Norte e é considerado uma data especial, quando as influências cósmicas tornam favoráveis às práticas espirituais.

De acordo com a tradição yogui, a primeira transmissão do conhecimento do Yoga foi feita neste dia do solstício de verão por Shiva, o primeiro Guru.

O Dia Internacional do Ioga é comemorado no dia 21 de junho depois que a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas em assembleia geral no ano de 2014, atendendo proposição do governo indiano. A resolução da ONU considera que o Yoga proporciona uma abordagem holística da saúde e bem-estar e que uma maior conscientização sobre os benefícios dessa prática seria benéfica para a saúde da população mundial.

PIONEIRISMO PORTUGUÊS

A Confederação Portuguesa de Yoga foi protagonista da iniciativa junto ao governo indiano e à ONU e já comemorava a data desde 2001. Sua proposição é ainda mais expressiva.

Considera que o Dia Internacional do Yoga é o dia da evolução da humanidade, dia da vida, da luz, da inteligência, do respeito pela vida humana (Ahimsa) e de toda a vida que o Planeta sustenta. Um dia pela importância do que todos têm em comum, do diálogo inter-religioso, da fraternidade interétnica, do desenvolvimento pessoal integrado, da autorresponsabilidade e da ligação humano / cósmica. Propõe ainda que seja um dia sem derramamento de sangue, durante 24 horas, em todo o planeta.

Yoga significa a comunhão de mente e Espírito a partir do equilíbrio e pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer faixa etária. Não inclui religiosidade, ainda que várias religiões incluam o yoga.

Na cultura ocidental, a maioria das pessoas conhece o Yoga como um conjunto de posturas, mas trata-se de um método completo que propõe não só um bem-estar físico, mas também práticas de valores éticos, virtudes mentais, meditações e elementos consistentes para a construção de uma vida com mais qualidade num todo.

COMEMORAÇÕES ONLINE

Participe das comemorações do Dia Mundial do Yoga, que no Brasil de 2021 seguem no formato online.

A terceira edição do evento YOGA PELA PAZ comemora o Dia Internacional do Yoga novamente em formato online, de 17 a 21 de junho. As aulas são abertas ao público com práticas compartilhadas por professores que integram o coletivo Yoga Caxias.

O público terá a oportunidade de conhecer e experimentar métodos diferentes, que vão dos mais clássicos, como Hatha e Tantra Yoga, aos mais modernos, como Ashtanga, Yin, Kaiut Yoga e Yogaterapia Hormonal. Também estarão sendo compartilhadas práticas para gestantes, crianças, em dupla, e técnicas de meditação e respiração.

As aulas serão oferecidas pelo YouTube, Facebook e Instagram em diversos horários.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Viva Thiago de Mello, o poeta da floresta!

Os Estatutos do Homem é um dos legados mais importantes de Thiago de Mello

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

5 práticas para desenvolver a empatia

Essa capacidade permite estabelecer laços sociais e emocionais mais profundos

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Empatia é um ato de amor

No banquete da empatia o olhar exige respeito e atenção

Cesar Marcos Casaroto Filho

Cesar Marcos Casaroto Filho